Dois criminosos incendiaram um Centro de Quimbanda, uma religião africana derivada da Umbanda, na madrugada desta quarta-feira (24), por volta das 00h50, no bairro Portão, em Curitiba. (Assista vídeo abaixo)
O crime foi flagrado por uma câmera de segurança. Nas imagens é possível ver quando os dois chegam em uma motocicleta, descem, pulam um muro com um galão de gasolina nas mãos e logo ocorre uma explosão.
Por sorte, a família que vive no local estava em um barracão, no mesmo terreno, e não na construção que foi incendiada. “Eu tomei um banho e deitei, fiquei assistindo um filme. Daqui a pouco um clarão, muito grande, daí pensei. Acho que é um filho de santo dela [esposa] que voltou, esqueceu alguma coisa. Mas aí eu vi que cresceu aquela luz laranja, dai eu fui pra fora e vi falei ‘está pegando fogo na casa’, contou Moacir do Bará.
O fogo não tomou conta da casa, apesar de ter deixado marcas nas paredes, no sofá e nas cortinas.
Intolerância religiosa
Moacir acredita que o Centro de Quimbanda. que está no endereço há apenas dois meses, coordenado por ele, pode ter sido alvo de intolerância religiosa, já que não existem outros motivos para o local fosse incendiado. “Intolerância, falta de conhecimento, que eu acho o mais importante. Eles criticam sem saber o que é. Alguns são fanáticos também. Nós aqui respeitamos todas as crenças sejam evangélicos, católicos, espíritas, kardecistas, quimbandeiros porque Deus é um só para todos”, declarou.
“Pra esses dois rapazes, que hoje eles estão com um pouquinho de falta de luz, falta do bem no coração, nós estamos abrindo as portas pra eles também. Para que eles venham nos conhecer e assim nós convidamos a todos”, finalizou.
Assista à reportagem completa:
O Balanço Geral Curitiba conta todos os detalhes.