Até o próximo sábado (17), cerca de 3 mil oficiais participam de um treinamento tático para atuar na Copa do Mundo. O objetivo é preparar as Forças Armadas que irão atuar com os Órgãos de Segurança Pública do Paraná no evento. Entre o efetivo estão 2.200 militares do Exército Brasileiro, 800 homens da Força Aérea e Marinha do Brasil, além de guardas municipais de Curitiba e São José dos Pinhais.
O treinamento inclui práticas de ocupação de prédios públicos, retomada de aeronave sequestrada, treinamento de varredura com emprego de cães e equipamentos de detecção antibomba, antiquímico, biológico e radiológico. O exercício segue a concepção do Planejamento Estratégico de Segurança Pública e Defesa para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, por meio da Coordenação de Defesa de Área de Curitiba (CDA-CT).
Desde o início do ano passado, a Guarda Municipal de Curitiba organizou cursos para todo o seu efetivo e para várias outras instituições do setor de segurança pública. No total, foram 68 cursos, sendo 24 específicos para a Copa do Mundo. Destes, participaram 385 guardas.