Começa nesta terça-feira (27), uma grande operação do Exército em Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina. A atividade – que também envolve agentes da Marinha e da Aeronáutica, visa garantir a segurança na cidade da região Oeste durante a Copa do Mundo. Lá, deve treinar a seleção da Coreia do Sul.

Durante a operação, deve ser simulado o atendimento a um acidente com várias vítimas. Além disso, devem ser realizadas ações nos locais por onde a seleção sul-coreana deve transitar. Os treinamentos devem envolver as esferas municipal, estadual e federal.

“Além da execução do planejamento operacional, estamos criando um Gabinete de Gestão de Crise que possa dar uma pronta resposta em caso de necessidade”, disse o general de Exército Altair José Polsin, comandante de uma reunião que definiu a operação.

Terceiro destino mais procurado por turistas estrangeiros que viajam ao Brasil a lazer, de acordo com estudo do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a cidade paranaense é a porta de entrada de boa parte dos sul-americanos que visitam o País. De acordo com o Exército local, há a informação de que passarão pela fronteira cerca de 800 ônibus fretados vindos do Chile.

A comitiva sul-coreana chegará pelo aeroporto de São Paulo, onde passa pela alfândega e desembarca em Foz no dia 11 de junho. Também serão testados setores estratégicos como locais de energia elétrica, saneamento e hospitais.