O laudo sobre a explosão na empresa Enaex, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi concluído depois de 19 dias, pela Polícia Científica do Paraná (PCIPR). O documento aponta que as baixas temperaturas registradas no dia do acidente, cerca de 3°C, podem ter sido determinantes para a explosão.

local da explosão na ENAEX
As investigações sobre a explosão seguem em andamento (Foto: SESP-PR)

Segundo os peritos, o frio intenso favoreceu a solidificação do pentolite (mistura de TNT e nitropenta), utilizado no carregamento dos busters. Esse endurecimento teria levado ao choque do material contra as bases dos agitadores, resultando na detonação.

Mesmo diante da destruição total dos equipamentos e do ambiente adverso para coleta de vestígios, os especialistas conseguiram reunir evidências que reforçam a hipótese climática como um dos principais fatores do acidente. O perito oficial Jerry Gandin explica que foi um trabalho complexo.

“Nestes casos, a gente aplica o método RCA (Root Cause Analysis), para a determinação da causa raiz. Ou seja, verificamos vários elementos contributivos para o incidente, semelhante ao que acontece, por exemplo, na queda de um avião. Nestes acidentes, não temos apenas uma causa. Nem sempre é só uma falha humana ou do equipamento, mas há a contribuição do clima, do tempo, do equipamento e dos operadores, e tudo isso pode contribuir para a ocorrência do acidente”. 

Explosão na ENAEX: investigação ainda em andamento

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) segue em andamento com as investigações para apurar se houve alguma conduta dolosa ou culposa que possa ter contribuído para a explosão que vitimou os nove trabalhadores.

Devido a complexidade do caso e do grande volume de informações técnicas que ainda estão sendo analisadas, o inquérito será prorrogado por mais 30 dias. 

Relembre o caso

A explosão na empresa Enaex Brasil, uma fábrica de explosivos localizada em Quatro Barras, assustou diversos moradores da Grande Curitiba na madrugada do dia 12 de agosto. A explosão na Enaex foi ouvida por moradores de Quatro Barras, Piraquara, Pinhais, Colombo, Bocaiúva do Sul e até em bairros de Curitiba.

A Enaex oferece produtos e serviços de explosivos para a indústria brasileira de mineração a céu aberto, subterrânea e construção civil. A unidade já foi alvo de uma outra explosão, com quatro mortos, no ano de 2004.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.