Pacientes de uma clínica de atendimento a pacientes com problemas renais ficaram com atendimento prejudicado na manhã desta sábado (25), em Cascavel, no Oeste do Estado. Fios de cobre foram furtados da empresa, que fica na Rua Uruguai, no Bairro Alto Alegre, e o local ficou sem energia elétrica. Várias equipes trabalham no local para tentar reestabelecer o sistema.

Além dos estragos, muitos pacientes que vieram inclusive de fora da cidade, precisaram esperar para fazer hemodiálise.

“Estou indignado. Preferia voltar no domingo do que ficar aqui esperando. Não sabemos que horas vamos voltar para casa”,

Ademir Green – Três Barras do Paraná

Dona Pedralina faz hemodiálise há cinco anos, também veio do município de Três Barras para Cascavel neste fim de semana e precisou aguardar pelo atendimento.

“A gente fica muito triste, não sabemos direito até que horário esperar. Tenho pressão alta, problema do coração. A situação toda é muito triste. Agradecemos às enfermeiras, que deram todo apoio para nós”.

Pedralina do Santos Barroto – Três Barras do Paraná

Somente pela manhã, 30 pacientes seriam atendidos para o procedimento, a partir das 5h. Ao todo, estavam previstos 90 pacientes para todo o sábado. Aqueles que estavam em estado mais grave precisaram ser transferidos para outros hospitais.

“Muitos pacientes não conseguiram ficar esperando. Outros, que vieram de mais longe, estão por aqui, e ainda não tem previsão para voltar a luz. Não é a primeira vez que isso acontece. Mas a gente fica desesperado por que os pacientes chegam aqui e precisam de atendimento. Fazem hemodiálise três vezes por semana, durante quatro horas no dia. Alguns podem morrer sem isso.”

Hi Kyung Ann – médica nefrologista

Ela deixa um recado para os responsáveis pelo crime, que ainda não foram encontrados.

“Já é muito feio esse tipo de crime, mas, por favor, não escolham hospitais e clínicas, vocês estão roubando vida de pessoas, não só dinheiro. Poderia ser o pai ou a mãe de vocês precisando de atendimento”.

Hi Kyung Ann – médica nefrologista