Uma organização criminosa especializada em furtar gado foi desarticulada pela Polícia Civil do Paraná (PCPR), nesta sexta-feira (24). O grupo atuava em cidades do Noroeste do estado. A ação ocorreram de forma simultânea nos municípios de Londrina, Ortigueira e Califórnia, resultando na prisão de duas pessoas.

Segundo a corporação, a ação teve como objetivo cumprir oito ordens judiciais, quatro mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Oeste.
Como o grupo agia?
Os suspeitos realizavam mapeamentos de propriedades rurais, identificando pontos vulneráveis. Em seguida, acompanhavam a rotina das fazendas e, durante a madrugada, cometiam os furtos usando caminhões com placas adulteradas. O gado era direcionado principalmente para a região de Londrina.
Durante as investigações, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) deteve dois integrantes da quadrilha. Com eles, foram apreendidos dois caminhões com sinais de identificação alterados, que transportavam animais furtados nas cidades de Nova Esperança e Rolândia.
“Um dos principais investigados, de 42 anos, já estava preso por outro crime de abigeato, ocorrido em dezembro de 2024, no município de Paranapoema”, explicou o delegado Leonardo Queiroz.
Na região de Cruzeiro do Oeste foram identificadas quatro ocorrências atribuídas ao grupo:
- 6 de janeiro de 2024, em Tuneiras do Oeste: furto de 21 cabeças.
- 2 de abril de 2024, em Cruzeiro do Oeste: furto de 48 cabeças.
- 23 de setembro de 2024, em Tapejara: furto de 75 cabeças.
- 20 de novembro de 2024, em Tapejara: furto de 37 cabeças.
As apurações seguem em andamento para localizar outros possíveis envolvidos. Os detidos foram levados ao sistema penitenciário, permanecendo à disposição da Justiça.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!