GM de Maringá realiza treinamento com Grupo Tigre, da Polícia Civil

por Valéria Silva
com supervisão de Renan Vallim
Publicado em 18 ago 2022, às 10h08.

Os agentes da Guarda Civil Municipal estão passando, nesta semana, por treinamento de atualização com o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre). A capacitação, que começou na última segunda (15) e vai até sexta-feira (19), reúne 87 agentes. São atividades teóricas e práticas, com simulações de crimes graves que envolvem reféns.

“Esses treinamentos são importantes para que a Guarda Civil Municipal esteja sempre bem preparada para atender a comunidade, mesmo em situações de emergência”, comenta o secretário de Segurança, Ivan Quartaroli. O objetivo do município é superar as 80 horas/aula anuais previstas em lei, alcançando 100 horas/aula anuais. 

As atividades com o grupo Tigre são realizadas em locais diferentes, como campos abertos ou prédios desocupados. Os instrutores orientam os agentes sobre postura, comportamento, reação e ação, entre outros procedimentos comuns em conflitos e crimes. 

A agenda de agosto conta com três cursos: capacitação de armamento e tiro, realizada no início do mês; treinamentos com o grupo Tigre, até sexta-feira (19); e Curso de Combate em Ambientes Confinados (“Close Quarters Battle/CQB”), no dia 26.

Em breve, será realizado um curso de motopatrulhamento para os agentes que trabalham com motocicletas. A atualização profissional também acontece numa integração com as polícias Civil e Militar, que têm instrutores nos cursos.