GM dispara arma de choque e chuta cabeça de motociclista caído, no Paraná; assista
Uma abordagem da Guarda Municipal (GM) gerou polêmica em Marialva, no noroeste do Paraná. Um vídeo gravado por uma câmera de segurança mostra um guarda municipal disparando uma arma de choque na nuca de um motociclista e, após ele cair no chão, chutando a cabeça do abordado. A Prefeitura de Marialva afirmou que irá apurar a situação.
A abordagem aconteceu na noite de 29 de julho, na Avenida Colombo, no Jardim Hamada, mas as imagens só começaram a circular agora. O vídeo mostra o motociclista parando em frente a um estabelecimento, seguido pela viatura da GM. O motociclista desce da moto e dois guardas municipais saem do veículo.
Um deles se aproxima do motociclista, que está de costas, apontando a arma de choque. O guarda então encosta a arma de choque na nuca do abordado e aparentemente dispara. Possivelmente pela descarga elétrica, o motociclista cai no chão e o guarda chuta a cabeça dele, que está de capacete. Com a agressão, o guarda até deixa cair a arma de choque no chão.
Os guardas colocam o motociclista no camburão da viatura e algumas pessoas que estavam no estabelecimento em frente criticam a truculência da abordagem.
Nota oficial
Em nota, a Prefeitura de Marialva afirma que a equipe da GM, “ao localizar um motociclista em atitude suspeita, resolveu pedir para ele parar. O condutor não atendeu ao pedido da GM e fugiu”. Houve perseguição, com o motociclista parando em frente a um estabelecimento, conforme visto nas imagens.
“Foi constatado que o motociclista não é habilitado e que a motocicleta está com suas características originais adulteradas. O rapaz foi levado para a delegacia e a moto apreendida. Será instaurado procedimento para apurar os fatos, desde o início até o fim da abordagem”, encerra a nota.