Claudia Silvano, diretora do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon/PR), usou as redes sociais, nesta segunda-feira (1º), para alertar sobre um novo crime que vem sendo aplicado: o chamado ‘golpe do presente‘. 

De acordo com Silvano, já foi registrada a situação de uma pessoa que recebeu um presente de um desconhecido e acabou tendo um carro comprado em seu nome. A diretora explica que ao receber o produto, o suposto entregador solicitou que ela tirasse uma fotografia como forma de comprovar a entrega e foi essa imagem que possibilitou o golpe. 

“A consumidora recebeu uma ligação dizendo que haveria uma entrega de um presente em sua residência, em seu trabalho. Quando o entregador chegou, entregou lá produtos de beleza, sabonete, creme e tal, em uma embalagem bem bonita e o entregador pediu para tirar uma foto para confirmar a entrega daquele presente. Não havia nenhuma informação de quem mandou o presente, nada. A pessoa de boa fé aceitou tirar a foto e dias depois recebeu uma ligação, informando que havia sido comprado um veículo em seu nome. Onde está o golpe? Os bancos, as financeiras hoje utilizam reconhecimento facial para dar mais segurança às operações e claro a bandidagem já está tentando se apropriar disso. Portanto, se você receber uma comunicação de que vai receber um presente e não sabe de quem é, não tem nenhuma informação e pedido para tirar foto, recuse porque pode ser um golpe”, disse em sua rede social.

Assista ao vídeo: