Golpe do Presente: saiba o que é para evitar “surpresas”
Quem não gosta de receber presente? Pois é, foi pensando nisso que os criminosos começaram aplicar uma nova “armadilha”; O Golpe do Presente.
Os estelionatários, já em posse dos dados da vítima, efetuam uma ligação telefônica ou contato via whatsapp informando que são de uma floricultura ou loja e que possuem um presente para entregar para a vítima.
Normalmente aproveitam para aplicar o golpe no dia do aniversário da vítima, ou em datas festivas, como o Natal, para que a pessoa não ache estranho o recebimento de um presente. No momento da entrega, que podem ser flores, chocolates ou produtos de beleza, o entregador insiste que precisa de uma foto da vítima para confirmar a entrega.
De posse dos dados e da foto, os estelionatários utilizam a foto da vítima como reconhecimento facial para a liberação de financiamento para compra de veículos ou empréstimos bancários.
A Polícia Civil está alertando para que a comunidade fique atenta ao recebimento de qualquer tipo de presente para evitar “surpresas”. A orientação das forças de segurança é para que as pessoas não permitam que nenhum entregador faça qualquer tipo de fotografia de seu rosto no momento da entrega.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone 190 e 181.