Golpista usa perfil falso de resort para invadir contas do Instagram
Uma cabeleireira de Londrina, norte do Paraná, teve a conta do Instagram invadida por um golpista. Ele usou o perfil de um resort falso para conseguir os dados da vítima. A vítima procurou a Polícia Civil ao descobrir que o criminoso estava pedindo transferências para os clientes do salão, como se fosse um pagamento adiantado pelos agendamentos.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado, a vítima e o marido estavam procurando hotéis e resorts para uma temporada de viagem. Por isso, seguiu alguns perfis no Instagram para acompanhar as promoções. Um dos perfis mandou mensagem para ela e ofereceu um formulário para concorrerem a uma diária gratuita.
Ao preencherem o formulário, foi enviado um código no telefone dela que deveria ser informado. Ao compartilhar o código, a vítima perdeu controle de seu perfil.
A partir deste momento, o golpista começou a postar stories com ofertas falsas de produtos a preços mais baixos do que no mercado. Desta forma, tentaria aplicar golpe nos seguidores da mulher.
Além disso, ele também entrou em contato com clientes que tinham horários agendados no salão de beleza. Fingindo ser a cabeleireira, ele pediu adiantamento dos valores cobrados via PIX.
Os clientes acharam estranho o contato e ligaram para a vítima, que avisou se tratar de um golpe.
A profissional conseguiu recuperar somente as contas do Facebook e a pessoal do Instagram, mas a conta do salão foi perdida.
Situações semelhantes podem ser denunciadas pelo telefone 197.
O que diz o Instagram?
Em nota ao RIC Mais, o Instagram de dicas para proteção das contas. É possível seguir passo a passo para cada caso específico.
“Recomendamos que as pessoas façam uso das ferramentas disponíveis, como Autenticação de Dois Fatores e Solicitações de Login, e denunciem publicações e contas que considerarem suspeitas. Manter nossa comunidade segura é uma das nossas prioridades e uma área em que buscamos melhorar constantemente”,
esclarece um porta-voz da Meta.
Para proteger uma conta, é importante fazer uso das medidas de segurança disponíveis e recomendadas pela plataforma. Seguem dicas importantes para que o usuário mantenha a sua conta segura:
- Ative a autenticação de dois fatores: Com essa etapa extra de segurança, além da sua senha, você também receberá um código de acesso novo, no dispositivo de sua preferência, que deverá ser informado todas as vezes que iniciar um login na sua conta. Para ativá-lo, vá em Configurações>Segurança>Autenticação de dois fatores;
- Não compartilhe links ou códigos de acesso recebidos por e-mail, SMS ou WhatsApp. Eles podem ser o código de acesso à sua conta;
- Desconfie de publicações na internet que ofereçam serviços e bens por um valor abaixo do preço de mercado.
- Não clique em links desconhecidos, especialmente se não tiverem sido ativamente solicitados por você pelos caminhos oficiais de marcas ou estabelecimentos;
- A plataforma também disponibiliza a visualização de e-mails enviados oficialmente pelo Instagram no próprio aplicativo, para os usuários saberem que receberam uma mensagem autêntica em seu e-mail cadastrado. Para conferir se o Instagram tentou entrar em contato com você, acesse as Configurações, Segurança e E-mails do Instagram. Não clique em links de e-mails que afirmam ser do Instagram se não for possível confirmar que o Instagram realmente os enviou por meio desse recurso.
- Verifique se seu número de telefone e e-mail estão atualizados no aplicativo;
- Jamais informe sua senha a terceiros.
Para empresas e contas comerciais:
- Caso encontre uma conta tentando se passar pelo seu estabelecimento comercial, denuncie ao Instagram. No perfil que está se passando pelo seu estabelecimento, clique em “…”, em seguida “denunciar”, seguido por “está se passando por outra pessoa” e depois “um negócio ou organização”.
- Denuncie ao Instagram uma conta que está se passando por você. Para denunciar, preencha um formulário na Central de Ajuda do Instagram, indicando que um perfil está fingindo ser você, sua empresa ou organização. https://help.instagram.com/contact/636276399721841
- Denuncie também ao Instagram casos de uso indevido de marca ou propriedade intelectual. Para denunciar, preencha um formulário na Central de Ajuda do Instagram, indicando violação de propriedade intelectual e direitos autorais: https://help.instagram.com/contact/552695131608132
Para usuários:
- Empresas raramente possuem perfis privados, nos quais você precisa de autorização para seguir. Desconfie de negócios cujas contas não são públicas ou que não permitam comentários em publicações.
- Desconfie de contas que direcionam a um site externo, fora do Instagram, ou que pedem que você compartilhe dados pessoais, bancários ou compartilhamentos para obter um prêmio ou oferecer uma promoção. Vale verificar se a URL (endereço do site) externa parece suspeita;
- Denuncie anúncios, publicações ou contas que pareçam suspeitas. Assim poderemos investigar e tomar a ação necessária. O Instagram não compartilha suas informações com a conta cuja publicação ou perfil você está denunciando;
- Para negócios na plataforma, vale conferir os comentários nas publicações, a data de criação do perfil e os nomes que aquela conta já teve. Basta clicar em “…” no canto superior direito do perfil e depois em “Sobre esta conta” para ver a data de criação do perfil, anúncios ativos, nomes de usuário anteriores e outras contas com seguidores compartilhados;
- No caso de grandes companhias, procure o selo de verificação azul – perfis que representam grandes empresas, organizações ou figuras públicas normalmente são verificados e contam com o selo azul ao lado do nome;
- Na Central de Ajuda do Instagram você pode encontrar mais informações sobre como evitar fraudes no Instagram.
Encorajamos os usuários a denunciarem conteúdos que acreditem que não devam estar no Instagram. Abaixo um passo a passo de como fazer denúncias:
Como denunciar contas falsas no Instagram:
- Toque em “…” na parte superior direita do perfil;
- Toque em Denunciar;
- Selecione “O conteúdo é inadequado” e, depois, “Denunciar conta”;
- Selecione a opção “Está fingindo ser outra pessoa”;
- Indique se a conta falsa está fingindo ser você, um conhecido, uma empresa/organização ou uma;
- celebridade/figura pública. No caso de perfis verificados, você pode indicar qual o perfil legítimo que a conta falsa está fingindo ser.
Ao denunciar uma conta, suas informações não serão compartilhadas com a conta cuja publicação ou perfil você está denunciando.
A recuperação de uma conta deve ser feita pelos caminhos indicados na Central de Ajuda do Instagram. Segue o passo a passo:
- Verifique se há uma mensagem do Instagram na sua conta de e-mail: Se você recebeu um e-mail de security@mail.instagram.com informando que seu endereço de e-mail foi alterado, poderá desfazer a ação usando a opção “reverter essa alteração” na mensagem do e-mail. Por isso é importante sempre manter seu e-mail e telefone atualizados.
- Se outras informações também foram alteradas (por exemplo, sua senha) e não foi possível reverter seu endereço de e-mail, solicite um link de login ou um código de segurança ao Instagram: na tela de login, toque em “Obter ajuda” para entrar sob “Entrar”.
- Se não você não conseguir recuperar sua senha com o link de login, é possível solicitar o nosso suporte (toque em “Precisa de mais ajuda?”).
- Para recuperar a conta, será necessário um endereço de e-mail seguro, diferente do usado anteriormente, ao qual somente você tenha acesso. Depois de enviar a solicitação, você receberá um e-mail do Instagram com as próximas etapas.