Nessa quinta-feira (30), o Decreto 11.659/2025, nomeando 429 novos policiais penais para integrar o quadro efetivo da Polícia Penal do Paraná (PPPR) foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Governo do Paraná efetiva 429 novos policiais penais
Esta é a primeira nomeação desde a criação do Quadro Próprio da Polícia Penal (QPPP) (Foto: Divulgação/PPPR)

De acordo com a gestão estadual, o reforço no efetivo fortalece o compromisso do estado com a modernização e valorização das forças de segurança, ampliando a atuação em unidades prisionais, custódia, escolta, vigilância e tratamento penal.

“A Polícia Penal do Paraná inicia um novo capítulo da sua história. Essa nomeação simboliza um Estado que investe nas pessoas e acredita no poder da transformação. Estamos modernizando estruturas, ampliando tecnologia, fortalecendo o efetivo e valorizando cada servidor”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

Os novos servidores concluíram o 1º Curso de Formação Profissional da história da Polícia Penal, em março deste ano, consolidando outro importante avanço da PPPR.

“O sistema prisional mudou, e nós somos prova dessa transformação. Essa nomeação simboliza a consolidação de uma instituição moderna, preparada e comprometida em construir um sistema penitenciário mais justo, seguro e eficiente”, destacou a diretora-geral da PPPR, Ananda Chalegre

O impacto financeiro anual previsto para 2026 é de R$ 37.065.599,98, investimento que reforça a prioridade do Estado em oferecer estrutura adequada, eficiência operacional e melhores condições de trabalho, garantindo mais segurança para a população.

Ainda segundo o governo, a nomeação permitirá maior cobertura nas unidades prisionais, aprimoramento das rotinas de segurança, vigilância e escolta, além de ampliar programas de capacitação e investimentos em tecnologia.

Polícia Penal do Paraná

Criada oficialmente em 2021, a PPPR atua não apenas na segurança, mas também na transformação social. O policial penal exerce papel fundamental na reintegração, contribuindo com programas de reabilitação e reinserção social.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.