Mudanças na cúpula da Polícia Militar do Paraná (PMPR) foram oficializadas por decreto publicado em 14 de janeiro, com alterações no subcomando-geral e no Estado-Maior da corporação. As nomeações constam no decreto nº 12.423, assinado pelo Governo do Estado.

foto de evento da polícia militar do paraná
A decisão teria causado surpresa entre integrantes do Palácio Iguaçu (Foto: Cb. Adam Padilha/CCOMSOC-PMPR)

Foram substituídos o subcomandante-geral e o chefe do Estado-Maior da PMPR, enquanto o comandante-geral, coronel Jefferson Silva, foi mantido no cargo. O coronel Paulo Renato Aparecido Siloto foi nomeado subcomandante-geral em substituição ao coronel Paulo Henrique Semmer.

No mesmo decreto, o governo suspendeu a exigência de transferência de Siloto para a reserva remunerada. No Estado-Maior, o coronel Paulo Roberto Lima deixou a função, que passa a ser ocupada pelo coronel Eleandro Azevedo.

Novidade foi recebida com surpresa pela PMPR

De acordo com o Blog Politicamente, nos bastidores da corporação, o assunto não foi muito comentado. Mas alguns acharam estranho, no entanto, o fato de a solenidade de posse de Siloto estar marcada para esta terça-feira (20), às 10h, no auditório do Ministério Público do Paraná.

Uma fonte de alta patente ouvida pelo Blog classificou as mudanças como rotineiras dentro da instituição. Outra fonte falou em oxigenação do comando. Sobre a escolha do Ministério Público como local da cerimônia, a justificativa seria o espaço amplo para acomodar os convidados.

As alterações no comando da PMPR surpreenderam parte da corporação, especialmente os oficiais que deixam as funções. O decreto é assinado pelo governador Ratinho Junior, pelo chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, e pelo secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.