Um grupo que pode ter causado um prejuízo de R$ 300 mil está sendo investigado por aplicar golpes na venda de eletrônicos pela internet, em Curitiba. De acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (9) pela Polícia Civil do Paraná, a principal suspeita é de que o grupo oferecia produtos a preços abaixo do mercado e, depois, não entregava as mercadorias.

Segundo a polícia, o esquema tem base nos bairros Tatuquara e Campo de Santana. Até o momento, mais de 70 vítimas já fizeram boletins de ocorrência. Algumas pessoas relataram que chegaram a perder R$ 30 mil.
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A Polícia Civil orienta que a população formalize as denúncias e alerta para cuidados com compras online, ainda mais no final do ano. As investigações seguem em andamento para verificar os fatos por completo.
Como evitar cair em golpes
Para ajudar os consumidores, ainda mais nesta época de final de ano, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) elaborou uma cartilha com uma série de orientações de como comprar com segurança. A cartilha completa está disponível no site, clicando aqui.
Veja dicas de como comprar com segurança:
- Não contrate qualquer serviço (reformas, consertos, montagem etc.), sem antes exigir um orçamento, contendo: o tipo de material a ser usado, detalhes do serviço, preço da mão-de-obra, forma de pagamento, início e término do trabalho. Se não constar prazo de validade no orçamento,
este valerá por 10 dias. - Acompanhe, sempre que possível, o conserto e a utilização do material combinado e verifique o serviço realizado, antes do pagamento. Quando pagar, exija o recibo. Ele é sua garantia.
- Se um serviço executado não resolver, isto é, não consertar o defeito, você tem direito de exigir novo conserto, gratuito; ou o abatimento no preço ou devolução do valor pago, com correção monetária.
- O prazo para reclamação é de 30 dias, no caso de produto ou serviço não durável (alimentos etc.), e de 90 dias para produtos e serviços duráveis.
- Não confie exclusivamente na publicidade. Informe-se com amigos, através da imprensa e dos órgãos de defesa do consumidor.
- Não gaste mais do que seu orçamento permite. Separe uma quantia máxima para suas compras e não ceda a tentações.
- Não assine a nota de recebimento de um produto sem antes verificar suas condições. Caso apresente falhas ou não seja o mesmo escolhido na loja devolva-o imediatamente.
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