Um bebê, de uma semana, foi salvo por um guarda municipal durante a madrugada desta quinta-feira (3) em Cascavel, no Oeste do Paraná. Eloá se engasgou com leite materno.

Segundo a mãe, Carla Cristina de Oliveira, a criança havia acabado de mamar, quando o fato aconteceu. “Eu coloquei ela no berço e escutei quando ela começou a se engasgar. Eu olhei e estava saindo leite pela boca e pelo nariz dela. Ai já peguei virei ela e comecei a dar batidinha nas costas dela. Aí já falei para meu esposo e pedi para chamar o vizinho, que ela já estava ficando roxinha.”

O guarda municipal, Rafael de Souza, havia acabado de chegar em casa com a família e rapidamente foi à residência do casal e realizou a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia. “Me entregaram a criança porque não sabiam o que fazer, eles estavam bem desesperados. Ela estava com a cor bem pálida e o lábio roxo. Vi que ela não estava respirando e realizei a manobra de reanimação, que  a gente aprende nos nossos cursos e tive êxito. Ela foi reanimada e voltou a respirar alguns segundos após”, contou Rafael.

O Samu chegou ao loca, fez uma avaliação mais ampla e tranquilizou o casal. A criança está em casa e passa bem. “Se não fosse ele, minha filha não estaria aqui”, agradeceu a mãe.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.