A prefeitura de Curitiba aproveitou a data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher para lançar na manhã deste sábado (8), a Patrulha Maria da Penha, serviço que será prestado pela Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria da Mulher, para atendimento às mulheres com medidas de proteção expedidas pelo Judiciário.

As denúncias de atos violentos contra mulheres aumentaram no Paraná em 2013. No ano passado foram registrados 12.453 boletins de ocorrência por este motivo.

A solenidade aconteceu no Memorial de Curitiba e, além do prefeito Gustavo Fruet, contou com a participação da ex-ministra chefe da Casa Civil e pré-candidata ao Governo do Paraná, Gleisi Hoffmann, além de autoridades e lideranças comunitárias.

Programação

Ao longo do dia, uma série de programações na capital devem lembrar o Dia Internacional da Mulher. No bebedouro do Largo da Ordem haverá barraquinhas nas quais serão oferecidos serviços de orientação e informações sobre direitos, saúde da mulher e acesso a programas sociais, como Minha Casa Minha Vida, Alfabetização de Adultos (Cereja), Vida no Trânsito e informação de cadastro no Ônibus Acesso. Também será feito assessoramento jurídico, orientações sobre oportunidade de emprego e renda para a mulher trabalhadora, massoterapia, oficina de beleza, distribuição de kits de higiene para a população de rua, além de informações sobre prevenção e denúncia dos casos de violência contra a mulher e tráfico de pessoas.

A programação se estende pelas nove regionais da cidade. Entre esta sexta-feira (07) e 15 de março serão realizadas diversas atividades destinadas à mulher, com a participação das secretarias municipais da Educação, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Turismo, Cohab, Fundação de Ação Social (FAS), Fundação Cultural de Curitiba, das administrações regionais, da Igreja Católica e da Primeira Igreja Batista.

Para conferir a programação completa das atividades nas regionais, acesse:https://www.direitosdamulher.ufpr.br.