Quatro guardas municipais de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, levaram choque durante um treinamento da equipe. No vídeo registrado e repercutido na internet é possível ver os profissionais deitados e gritando ao serem atingidos por um taser, arma de eletrochoque usado por agentes de segurança.
Em entrevista a RICtv, o secretário de segurança de São José dos Pinhais, Ricardo Kush, explicou a polêmica envolvendo o treinamento e afirmou que a prática acontece há 15 anos no município. Ainda conforme explica Kush, ele mesmo já foi atingido 15 vezes.
“Esse treinamento é feito no mundo todo”,
garantiu o secretário
O secretário garantiu que o taser é um arma não letal, usada apenas para imobilização. Por ser algo usado diariamente, os guardas precisam passar pelo treinamento para que eles entendam a dor sentida pela pessoa abordada. Segundo Kush, isso ajuda o agente a entender se o disparo realmente é necessário em determinadas situações.
Em relação ao risco de levar a morte, o secretário afirmou que em no mundo inteiro, apenas três casos foram registrados, um em Santa Catarina, outro na Austrália e também no Canadá.