Guardas municipais serão investigados por confusão após jogo do Brasil em Londrina
Uma sindicância foi instaurada pela Prefeitura de Londrina para apurar a atuação da Guarda Municipal durante a dispersão do público com uso de bombas e balas de borracha na avenida Paranaguá, no Centro, depois da partida entre Brasil e Sérvia pela Copa do Mundo, no dia 24 de novembro.
O processo administrativo foi assinado no dia 29 de dezembro de 2022 pelo corregedor-geral do Município, Jefferson Bento da Costa. A portaria não informa o prazo para conclusão da Sindicância e a Corregedoria informou que só pode se manifestar após ouvir os envolvidos após pedido de entrevista.
Os nomes dos servidores investigados também não foram divulgados, mas os guardas municipais seguem trabalhando normalmente nas ruas durante a investigação da Sindicância.
No dia 24 de novembro, após a vitória da Seleção Brasileira, um grande número de torcedores ocupou a rua Paranaguá, uma das principais vias de bares e lanchonetes em Londrina.
Depois das reclamações dos vizinhos, a Polícia Militar e Guarda Municipal foram ao local para dispersar a aglomeração nas calçadas e ruas, onde havia ingestão de bebida alcoólica, o que não é permitido em vias públicas na cidade durante o período noturno. A PM e GM afirmaram que foram recebidos com garrafas e agressões em um dos bares, o que teria dado início ao tumulto com uso da força contra os torcedores.