Após Valdenice Gomes Celestino Soares, advogada de 53 anos, ser encontrada morta na última segunda-feira (3) na zona rural de Paulistana, no Piauí, a justiça decretou a prisão preventiva do homem suspeito de matar a irmã baleada devido a uma briga por herança.

Foto de Valdenice Gomes Celestino Soares.
A advogada não resistiu aos ferimentos e morreu no local. (Foto: Reprodução/redes sociais)

A prisão preventiva foi decretada pela juíza da Vara Núcleo de Plantão de Picos, Tallita Cruz Sampaio, na última terça-feira (4). 

A juíza destacou que existia um histórico de brigas familiares pela herança e isso desencadeou os conflitos entre eles. No documento, a justiça relata haver fortes indícios de que o irmão foi o autor do crime.

Segundo a decisão, a liberdade do suspeito pode prejudicar a investigação do caso. “A fuga do investigado é indicativo de que ele tenta se furtar à ação da justiça, o que já imporia a sua prisão para fins de garantia de aplicação da lei penal e conveniência da instrução criminal”, afirmou.

A juíza ainda deu mais detalhes da gravidade do crime: “matar a própria irmã, na presença da outra irmã e do neto da mesma, inclusive ameaçando matar a outra irmã, que estava no local permite concluir pela periculosidade social do representado e pela consequente presença dos requisitos autorizadores da prisão cautelar”, explicou.

Advogada morre baleada após briga por herança com o irmão

A advogada teria encontrado o irmão em uma estrada rural da cidade. Valdenice estava junto com outras duas pessoas, sua irmã e um sobrinho. Segundo o relato das testemunhas, a vítima foi morta após começar a gravar a conversa com o irmão, que ao notar a gravação, sacou a arma e disparou contra a mulher.

As testemunhas conseguiram fugir e acionaram a Polícia Militar do Piauí (PMPI), que de acordo com as investigações, descobriram que Valdenice tinha uma medida protetiva contra o irmão após desentendimentos recentes.

A polícia acredita que o homem matou a irmã baleada por conta da herança, com o suspeito tendo disparou cerca de seis tiros contra ela.

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil do Piauí (OAB-PI) lamentou a morte de Valdenice. Confira: 

“A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, manifesta repúdio ao assassinato da advogada Valdenice Gomes Celestino Soares, ocorrido em Paulistana (PI), nesta segunda-feira (03/03). A OAB Piauí reforça que toda violência contra advogados e advogadas exige resposta firme das autoridades e seguirá acompanhando o caso para garantir que todas as medidas cabíveis sejam adotadas”.

A OAB Piauí mantém contato com as instituições responsáveis pela investigação, incluindo a Secretaria de Segurança Pública, que, através do secretário Chico Lucas, assegurou prioridade ao caso.

O irmão da vítima está foragido até o momento e o caso continua em investigação.

*Com supervisão de Jorge de Sousa

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui    

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.