
Valter já foi preso mais de 80 vezes pelo mesmo crime: escalar edifício e furtar apartamentos; ele chegou a tatuar ‘Spider Man’ nas costas e está detido em São José dos Pinhais
Valter Alexandre da Silva, de 34 anos, conhecido como ‘Homem Aranha do crime’ foi preso em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, na tarde desta quarta-feira (26). O homem que já foi preso mais de 80 vezes estava foragido.
Homem Aranha do crime
O suspeito é especializado em escalar prédios para furtar apartamentos em Curitiba e região metropolitana e já foi preso inúmeras vezes. Nesta tarde, policiais militares prenderam Valter novamente depois que ele viu a viatura da PM, durante um patrulhamento pelo Jardim Jurema, e demonstrou nervosismo. Conforme a polícia, junto dele não foi encontrado nada de ilícito, no entanto, quando os soldados consultaram os sistema foi localizado um mandado de prisão em seu desfavor. Desta vez, ele foi preso por roubar um apartamento em Campo Largo, também na RMC, na noite de Natal.

“Em uma abordagem de rotina, fazendo um patrulhamento pelo bairro, visualizaram o indivíduo em via pública. Ele esboçou um certo nervosismo, motivo pelo qual ensejou a abordagem”, confirmou o Capitão Galeski, da Polícia Militar.
Famoso na delegacia por escalar prédios para roubar com destreza
O ‘Homem Aranha’ é conhecido no cenário policial em razão de sua audácia e destreza na prática dos crimes de furtos realizado nos apartamentos que invadia pela janela. Em uma das passagens pela polícia, ele foi preso por escalar um prédio de 28 andares e roubar pelo menos 16 notebooks.

Em agosto de 2018, Valter conversou com a equipe da RICTV Curitiba | Record PR e contou que entrou para o mundo do crime depois que começou a usar drogas. “Antigamente o crack, eu dava um pelotaço, e o cara pra sustentar seu vício tem que roubar. E para ‘mim’ sustentar meu vício eu tinha que roubar prédio. Aí, eu não parava mais de roubar”, falou na ocasião.
Habilidade de subir em edifícios
Na mesma entrevista, ele também contou como descobriu sua habilidade de escalar prédios para roubar. “Foi numa época, eu não sei se foi em 93 ou 94 ou 95, que eu não mais nada para ‘mim’ roubar. Que eu roubava comércio, padaria, lanchonete, supermercado, e chegou um dia e não tinha mais nada para mim roubar. Daí, eu fui roubar um prédio, subi e deu certo e eu fui roubando prédio”, explicou.
