Um homem acusado de maus-tratos a animais em Apucarana, município localizado no Centro Norte do estado do Paraná, foi preso em flagrante pela Guarda Civil Municipal (GCM). A ação ocorreu após denúncia anônima de que o morador estaria maltratando animais em sua residência.

imagens de maus-tratos a animais em Apucarana
Um dos cães estava com o globo ocular para fora e quase todos os demais apresentavam sinais de maus-tratos (Foto: Fernando Felipe/Centro de Saúde Animal de Apucarana)

De acordo com o diretor do Centro de Saúde Animal de Apucarana, Fernando Felipe, a equipe foi descolada para apurar o caso.

“No momento, estávamos em um mutirão de castração na cidade e desloquei uma equipe para verificar. Alguns estavam magrelos, mas o mais grave era esse com o olho saltado. Todos os animais dele foram recolhidos, tanto os em situação de maus-tratos quanto os que não estavam”, contou.

Felipe também destacou que maus-tratos não se resumem apenas a deixar o animal sem água ou comida, ou agredi-lo fisicamente. Manter um cachorro amarrado por longos períodos também configura maus-tratos. Ele alertou que, antes de adotar um animal de estimação, é preciso refletir sobre todas as responsabilidades envolvidas.

“Ter um animal exige estar preparado para lidar com comportamentos naturais, como cavar buracos, latir durante a noite ou morder objetos, e é fundamental ter condições de cuidar do animal de forma adequada”, alertou.

Resgate

A equipe da GCM foi acionada para prestar apoio ao Canil da Prefeitura e se deslocou até o endereço informado, colaborando com a retirada de um dos animais. Durante a vistoria, os agentes encontraram outros 15 gatos vivendo em condições insalubres.

O responsável pelos animais foi localizado e preso em flagrante pelo crime de maus-tratos. animais.

Onde denunciar?

Em casos de maus-tratos aos animais, é possível registrar um boletim de ocorrência online, pelo site da Polícia Civil do Paraná PCPR. Para isso, é necessário que o crime esteja ocorrendo ou que já tenha ocorrido, envolvendo atos de abuso, maus-tratos ou ferimentos intencionais a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

A população pode, ainda, denunciar o crime de forma anônima através do Disque-denúncia 181, via telefone ou site, ou telefone 197 da PCPR e, em Curitiba, diretamente à equipe de investigação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, pelo número (41) 3251-6200.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.