Paulo Cesar da Silva está foragido desde a noite do último sábado (6), quando matou Felipe Willyan Cardoso, de 17 anos, e Claudecir Costa Lima, de 52, na residência onde moravam, na zona rural de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). De acordo com a esposa de Claudecir, Rosimari Costa Lima, o homem teria assassinado pai e filho por intolerância religiosa.

À esquerda, vemos Claudecir e Felipe. Claudecir é um homem branco de cabelo cinza e usa uma camisa azul. Felipe é um garoto branco de cabelo preto e usa uma camiseta amarela. À direita, vemos a imagem da câmera de segurança, com o momento em que o homem teria assassinado pai e filho por intolerância religiosa.
Suspeito pode responder por homicídio qualificado pelo motivo fútil e impossibilidade de defesa da vítima. (Foto: Reprodução / Ric RECORD)

Segundo apuração da Ric RECORD, a família de Claudecir havia se mudado para o local há cerca de dois anos e meio. Desde então, teriam ocorrido desentendimentos frequentes entre eles e o vizinho, Paulo Cesar da Silva.

Homem teria assassinado pai e filho por intolerância religiosa

O delegado da Polícia Civil do Paraná (PCPR) Fábio Machado explicou que, segundo relatos, o suspeito não gostava da família “porque eles eram crentes”.

Rosimari Lima, esposa de Claudecir e mãe de Felipe, relatou que os conflitos começaram logo na primeira semana, quando o suspeito matou o cachorro da família.

“Eu estava lavando louça, quando ele chegou armado, entrou na nossa chácara e dizia ‘vem ver, vem ver’, furioso. Eu fui, e o cachorro estava indo atrás de mim, então ele matou o animal com um tiro”, contou.

Ainda segundo a investigação, no sábado, Paulo teria passado o dia praticando tiro ao alvo. À noite, ele foi até a casa da família dirigindo um caminhão, chamou as vítimas na porta e retornou ao veículo para buscar uma espingarda.

Quando Claudecir saiu da residência, o suspeito foi até a parte traseira do caminhão e efetuou o primeiro disparo, que o atingiu fatalmente. Em seguida, Felipe foi até a janela, foi atingido e caiu dentro da sala. Outros familiares conseguiram se esconder no interior da casa.

“O que se percebe é que, se as vítimas sobreviventes não se escondessem, ele mataria todos, inclusive crianças”, afirmou o delegado Fábio Machado.

Quando Claudecir e Felipe já haviam morrido, a esposa do suspeito foi vista no portão da casa.

“Eu vi a esposa do Paulo no portão e perguntei ‘Por quê?’. Ela respondeu que ele não gostava da gente porque nós éramos crentes. Era uma família bonita, acho que ele não tinha isso pra ele”, disse Rosimari Costa Lima.

Após o ataque, Paulo fugiu. O caminhão e a espingarda utilizados foram encontrados no bairro Umbará, em Curitiba. Ele está sendo procurado e pode responder por homicídio qualificado pelo motivo fútil e impossibilidade de defesa da vítima.

Veja vídeo do momento em que o suspeito efetua disparos contra as vítimas

*Com supervisão de Jorge de Sousa

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Caio Stelmatchuk

Estagiário de jornalismo

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.