O curitibano Douglas Eduardo Artigas, de 30 anos, foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) pelo crime de injúria racial. Ele teria xingado um policial militar negro em janeiro deste ano, quando acabou preso.
A situação aconteceu no dia 13 de janeiro. Douglas foi preso por causa de uma briga com um vizinho no Novo Mundo, em Curitiba. Durante a abordagem, xingou o policial militar Ednelson Rodrigues da Silva, dizendo “neguinho de merda, neguinho, negão, seu nego, negro, neguinho covarde”.
Na época, os xingamentos de Douglas duraram, segundo a polícia, pelo menos meia hora. O policial acabou filmando a situação. Em um dos vídeos, o homem diz: “Não é porque você é negro. Só porque isso não vai acontecer. Só que você tá na minha frente, né? Seu negrinho. Pra que fazer isso comigo? Sabe por quê? Porque tu é covarde”.
Segundo Jeffrey Chiquini, advogado do policial militar, a defesa espera que o homem seja condenado.
“Buscaremos a responsabilização cível e criminal desse indivíduo, que mostrou desrespeito a um cidadão negro, que naquele momento exercia a função de policial militar e estava na defesa da sociedade paranaense. O policial filmou todas as ofensas raciais dirigidas a ele, e estas filmagens serão utilizadas como prova do crime racial”, comentou a defesa.
A denúncia já foi aceita pela Justiça. Jeffrey disse que, além de responder pelo crime, a defesa também quer que Douglas tenha que indenizar o PM. “Buscaremos também uma indenização para reparar os danos sofridos a honra desse policial militar”.
A defesa de Douglas não foi encontrada pela reportagem. Na época, Douglas afirmou que estava embriagado. Ele reconheceu que não usou as melhores palavras com o policial.