Os homens são suspeitos de enganar veranistas do litoral do Paraná. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Eles alugavam as casas pela internet, recebiam parte do pagamento e quando as vítimas chegavam nos endereços combinados os imóveis sequer existiam ou não estavam disponíveis

Dois homens suspeitos de aplicar golpes em veranistas foram presos nesta terça-feira (22) pela manhã. De acordo com a Polícia Civil, eles alugavam casas pela internet, recebiam parte do pagamento e quando as vítimas chegavam nos endereços combinados os imóveis sequer existiam ou não estavam disponíveis para aluguel.

Operação Reserva Garantida

Um dos suspeitos foi detido em Curitiba e outro em Paranaguá, no litoral do Paraná. A operação investigou os crimes de estelionato praticados por ambos que simulavam a locação de casas para veraneio no litoral paranaense, ocasião em que exigiam depósitos prévios para supostamente garantir a locação. Apesar do formato dos crimes serem iguais, as duas pessoas presas atuavam individualmente.

Mesmo depois dos depósitos, que ocorriam durante todo o ano, os investigados mantinham as vítimas envolvidas no golpe até o momento em que elas, entrariam na casa. Segundo a polícia, algumas vítimas se deslocaram mais de mil quilômetros, ainda que o lucro com a prática criminosa já tivesse sido recebido.

Os suspeitos conversaram com as vítimas apenas por redes sociais e aplicativos de mensagens. (Imagens: Divulgação/Polícia Civil)

Os investigados utilizavam nomes de várias pessoas, que não tinham qualquer relação com os criminosos, e ofertavam casas para veraneio na internet, sobretudo no site da OLX. Eles ainda utilizavam fotos extraídas da internet e que correspondem a casas localizadas no litoral do Paraná.

Os dois investigados foram presos preventivamente e ficarão à disposição da Polícia Civil do Paraná para a continuidade das investigações.

A polícia orienta que as vítimas de tais crimes procurem a Delegacia da Polícia Civil do Paraná em Matinhos, ou outra mais próxima, para denunciar a ocorrência de casos como estes.

Nota oficial OLX

Em nota, a OLX esclarece que a atividade da empresa consiste na disponibilização de espaço para que usuários possam anunciar e encontrar produtos e serviços de forma rápida e simples. Diariamente, cerca de 500 mil novos anúncios são inseridos na plataforma. Toda negociação é realizada fora do ambiente do site, portanto, a empresa não faz a intermediação ou participa de qualquer forma das transações, que são feitas diretamente entre os usuários.

A empresa reforça que a ferramenta foi criada para auxiliar no desenvolvimento social e econômico do país e que os usuários devem respeitar os Termos e Condições de Uso do site infelizmente, algumas vezes as ferramentas disponíveis no mercado são utilizadas por terceiros de má índole. A empresa condena este tipo de atitude, pois ela vai contra as regras da OLX.

O objetivo da empresa é que os usuários tenham a melhor experiência possível, por isso, a plataforma separou dicas para que, além da melhor experiência online, os usuários também façam uma boa transação e tenham uma estadia tranquila

 

OLX também disponibiliza um botão de denúncia em todos os seus anúncios, possibilitando que qualquer pessoa denuncie eventuais práticas irregulares ou conteúdos indevidos, e reforça que está sempre à disposição das autoridades para colaborar no que for necessário para a apuração dos fatos.