Um idoso, de 65 anos, caiu em um golpe e perdeu US$ 500 mil (cerca de R$ 2,7 milhões na cotação desta quarta-feira, 18) e teve que voltar a trabalhar para pagar dívidas. A vítima ainda precisou vender a casa que havia comprado com o dinheiro de anos de trabalho.

A vítima, chamada Hiep Nguyen, se mudou do Vietnã aos Estados Unidos em 1978. Após anos de trabalho, o idoso se aposentou em 2024 e então começou a ser alvo de um grupo criminoso.
Os golpistas se passavam por agentes da Embaixada do Vietnã e ligaram ao idoso dizendo que ele estava envolvido em golpes financeiros. Para resolver as pendências, a vítima teria que ‘reorganizar as finanças e provar a inocência’.
O idoso relatou que havia recebido semanas antes da primeira ligação dos golpistas ele havia recebido uma carta da Receita Federal dos Estados Unidos (Internal Revenue Service, em inglês). O documento indicava que a identidade do homem poderia ter sido roubada.
Por cinco meses, os golpistas utilizaram recursos como documentos falsificados e vídeos gerados por IA para que o idoso realizasse transferências bancárias aos criminosos.
Com isso, o idoso perdeu todo o dinheiro guardado durante os anos de trabalho e teve que vender a casa para tentar quitar as dívidas feitas.
Nas redes sociais, a filha de Nguyen, Kathy Nguyen, disse que o pai apenas pediu ajuda quando estava em uma situação “irreversível” e pediu que as pessoas possam ajudar o idoso a se reorganizar.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.