Um idoso de 60 anos sofreu três paradas cardíacas enquanto caminhava pela Rua André de Barros, no Centro de Curitiba, na tarde da última sexta-feira (27). O caso foi registrado por câmeras de segurança e mostrou o momento em que ele foi socorrido por populares e um médico que passava pelo local.

Eliovaldo Pinheiro estava atravessando a faixa de pedestres quando começou a passar mal e caiu. Pessoas que estavam próximas retiraram o idoso do asfalto e o levaram para a calçada, onde ele foi colocado em posição de segurança.
Pouco depois, um homem se aproximou para verificar os sinais vitais de Eliovaldo e iniciou massagem cardíaca. Outras pessoas se juntaram à ação, incluindo dois guardas municipais, que acionaram o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE).
Leia também:
- Adolescente se afoga no 1° dia do ano e é resgatado de helicóptero no litoral do PR
- Mulher é esfaqueada e encontrada caída no meio da rua após virada do ano
Um médico, que estacionou o carro nas proximidades, foi identificado por testemunhas como uma das pessoas que prestaram socorro no local. Ele continuou auxiliando até a chegada da ambulância.
Eliovaldo foi encaminhado ao Hospital de Clínicas, onde foi entubado e permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com informações da família, ele está consciente, mas segue internado para monitoramento e tratamento.
A filha de Eliovaldo, Taynara Pinheiro Lopes, relatou que ele mora sozinho e que a família não teve notícias dele entre sexta-feira e sábado (28). Após tentativas de contato sem sucesso, a família buscou informações sobre o paradeiro dele junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que confirmou o atendimento.
No domingo (29), ao recolher os pertences do idoso, a família encontrou um ticket de estacionamento próximo à Rua André de Barros e notou que ele havia cortado o cabelo recentemente. Eles foram até a barbearia onde Eliovaldo é cliente há mais de 20 anos, mas não conseguiram falar com o barbeiro. No entanto, comerciantes locais forneceram detalhes sobre o ocorrido e compartilharam as imagens que ajudaram a reconstruir o que aconteceu.
A rápida ação de pessoas no local e do médico foi apontada pela família como fundamental para salvar a vida do idoso. Atualmente, Eliovaldo está em recuperação, com o acompanhamento da família.
Veja o momento em que o idoso sofre as paradas cardíacas e é socorrido:
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!