Imagens aéreas mostram cidades de Santa Catarina debaixo d'água e invadidas por fumaça tóxica

por Carol Machado
Com informações do CBMSC
Publicado em 20 dez 2022, às 15h07. Atualizado às 15h42.

A região litorânea de Santa Catarina vive um dia de caos nesta terça-feira, com as chuvas fortes que castigam a região, estão provocando alagamentos em diversas cidades e também a interdição de estradas, além da morte de, ao menos, duas pessoas em um deslizamento ocorrido em Balneário Camboriú.

Além dos problemas causados pela chuva, um incêndio de grandes proporções em uma empresa de produtos químicos e causou mais problemas na cidade de Penha. Ela foi tomada pela fumaça tóxica, que invadiu a BR-101 e também provocou a interdição da pista.

Segundo os especialistas do CBMSC em Emergências com Produtos Perigosos, Major Fernando Ireno Vieira e Major Marcelo Della Giustina da Silva, a origem do incêndio ainda não foi definida, mas foi constatado que há cerca de uma tonelada de hipoclorito de cálcio, produto utilizado para tratamento de piscinas no local.

Ainda segundo os especialistas, o produto químico não é o causador do incêndio e não há relação com as chuvas. E  o produto químico em si não causa toxicidade, porém a fumaça é tóxica por conta da quantidade de material combustível próximo.

De acordo com a corporação, até o momento não há vítimas do incêndio. As equipes estão atuando com cinco caminhões do CBMSC para combater as chamas.

Segundo a Arteris Litoral Sul,  há alguns pontos de interdição em alguns municípios da BR-101. Veja lista:

Além do incêndio registrado, as chuvas em Santa Catarina causaram alguns estragos e deixaram diversos locais alagados. Imagens aéreas do CBMSC mostram a situação. Algumas rodovias da região estão em estado crítico devido a quantidade de chuvas.

Veja imagens aéreas que mostram os estragos na região:

Imagens: CBMSC
Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui