Curitiba - Equipes da Polícia Científica do Paraná estão na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), nesta quarta-feira (16), para investigar as causas do incêndio que atingiu a instituição de ensino na noite desta terça-feira (15). O laudo com todos os detalhes do ocorrido tem um prazo máximo de 30 dias para ser concluído.

O laudo com todos os detalhes do ocorrido tem um prazo máximo de 30 dias para ser concluído (Foto: Kainan Lucas/RICtv)

O fogo destruiu um dos principais blocos da instituição. O Bloco Azul era sede da Escola de Belas Artes, do principal teatro do Campus – o Tuca, de uma praça de alimentação – a Estação Rangô, e de várias salas e laboratórios. Informações preliminares apontam que as chamas começaram no sistema de ar condicionado e se alastraram rapidamente pelas salas, principalmente do segundo e terceiro andar.

Conforme o vice-reitor, Vidal Martins, entre 1,5 mil e 1,8 mil alunos estudavam no Bloco Azul diariamente, divididos em três turnos. Além disso, devido à localização no centro do Campus e por ter uma das maiores praças de alimentação da instituição, estudantes de outros blocos passavam todos os dias pelos corredores do Bloco Azul.

Incêndio destrói bloco da PUC; laudo pericial está sendo elaborado

O incêndio registrado no bloco azul da PUC aconteceu instantes antes do início de uma cerimônia no Teatro Tuca, que fica no mesmo prédio.

Assim que os alunos perceberam o incêndio e ouviram o alarme, o prédio foi totalmente evacuado e não há registro de vítimas.

“A gente presume que a brigada aqui da PUCPR também tenha um treinamento, uma vez que a área foi evacuada com rapidez e segurança, o que proporcionou ao bombeiro o acesso rápido à área de incêndio. Graças a Deus nós não temos ninguém ferido num incêndio de grande proporção como foi esse, que já foi debelado pelo bombeiro militar”, explicou o secretário estadual de Segurança Pública, Coronel Hudson Teixeira.

Incêndio destruiu o andar superior do bloco azul da PUCPR
Incêndio destruiu o andar superior do bloco azul da PUCPR (Foto: Kainan lucas/ RICtv)

O vice-reitor da PUCPR, Vidal Martins, confirmou a atuação da brigada especializada, que atuou prontamente no local. 

“Os bombeiros chegaram rapidamente. Em cerca de 15 minutos eles chegaram e neste período que não estavam aqui, a brigada de incêndio atuou no local. O alarme tocou rapidamente e houve evacuação do prédio. Não teve nenhuma vítima, isso é o mais importante, porque vida não tem preço”, contou o vice-reitor.

Nesta manhã de quarta-feira (16), após o incêndio, a PUC amanheceu com as marcas da destruição. Veja fotos do local.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!