Curitiba - Cinco meses após o incêndio na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) encerrou o inquérito sobre o caso. A perícia demonstrou que não houve uma ação criminosa no incidente, que foi causado devido a um superaquecimento na fiação elétrica do Teatro Tuca.

Local do incêndio na PUC, em Curitiba
Polícia encerrou inquérito sem apontar dolo no incidente. (Foto: Kainan Lucas/Ric RECORD)

Em entrevista aos repórteres Guilherme Lara da Rosa e Djalma Malaquias da Banda B, o delegado da Polícia Civil responsável pelo inquérito, Osmar Dechiche, deu detalhes de como o superaquecimento foi iniciado e provocou o incêndio na PUC.

“A carga da eletricidade acabou iniciando as chamas e propagando ali por toda a extensão do edifício e consumindo todo aquele edifício porque o material que ali se encontra é de alta combustão, o que favoreceu a destruição completa do espaço”, explicou o delegado.

Dechiche ainda complementou que não houve qualquer indício encontrado pela perícia que o incêndio na PUC tenha sido criminoso.

“Não foi constatada nenhuma ação humana e nenhum ato criminoso, razão pela qual não tivemos motivo nem subsídio para indiciar quem quer que seja”, finalizou.

Incêndio destruiu bloco azul da PUC

Incêndio destruiu o andar superior do bloco azul da PUCPR
Incêndio destruiu o andar superior do bloco azul da PUCPR (Foto: Kainan lucas/ RICtv)

O incêndio registrado no bloco azul da PUC aconteceu instantes antes do início de uma cerimônia no Teatro Tuca, que fica no mesmo prédio.

Assim que os alunos perceberam o incêndio e ouviram o alarme, o prédio foi totalmente evacuado e não há registro de vítimas.

“A gente presume que a brigada aqui da PUCPR também tenha um treinamento, uma vez que a área foi evacuada com rapidez e segurança, o que proporcionou ao bombeiro o acesso rápido à área de incêndio. Graças a Deus nós não temos ninguém ferido num incêndio de grande proporção como foi esse, que já foi debelado pelo bombeiro militar”, explicou o secretário estadual de Segurança Pública, Coronel Hudson Teixeira.

O vice-reitor da PUCPR, Vidal Martins, confirmou a atuação da brigada especializada, que atuou prontamente no local. 

“Os bombeiros chegaram rapidamente. Em cerca de 15 minutos eles chegaram e neste período que não estavam aqui, a brigada de incêndio atuou no local. O alarme tocou rapidamente e houve evacuação do prédio. Não teve nenhuma vítima, isso é o mais importante, porque vida não tem preço”, contou o vice-reitor.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.