Indígenas levados por correnteza são encontrados mortos em Nova Laranjeiras
Três indígenas (duas mulheres e um homem) pertencentes à Aldeia Campo do Dia, que foram arrastados pelas correntezas do Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras, na região Centro-Oeste do Paraná, foram encontrados mortos nesta quarta-feira (12). A correnteza estava tão forte que eles foram encontrados sem as roupas, às margens do rio na Comunidade Nossa Senhora do Rocio, no bairro Jacutinga.
- Leia também:
Conforme o Corpo de Bombeiros, os indígenas tentaram atravessar o Rio das Cobras na tarde de terça-feira (11). Mas devido à força da água – resultado das fortes e volumosas chuvas que caíram na região entre segunda e terça-feira – eles não conseguiram se segurar e foram levados pelas águas.
As três vítimas, encontradas mortas no leito do rio nesta quarta-feira, foram identificadas como Cleusa Kykag Domingos, Lurdes Pedroso e Beto Cornélio Machado. Os corpos foram recolhidos pelo Instituto Médico-Legal de Guarapuava. O corpo de Beto estava a aproximadamente 70 metros rio abaixo dos corpos das mulheres, presos nos galhos ou enterrados na lama.
Lideranças indígenas estiveram no local e reconheceram as vítimas. Eles contaram que parte da população da aldeia utiliza as estradas e carreiros da região, inclusive cruzando riachos, para fazerem compras. Ainda conforme as lideranças, somente os três estavam desaparecidos. Não há mais indígenas sumidos por causa das enchentes no sudoeste do Paraná.