A moça foi retirada com vida da água, mas morreu instantes depois. Já o rapaz desapareceu em meio à correnteza, sendo encontrado sem vida no domingo
Um casal de irmãos morreu afogado, no último final de semana, em Morretes, no litoral do Estado. No sábado (16), o jovem Maiqui Christopher Melinski, de 25 anos, estava com a irmã, Maiuly Cristie Melinski , de 22, na cachoeira Salto da Fortuna.
Leia também:
Corpo de adolescente que desapareceu no mar é encontrado na Ilha do Mel
Em sete dias, bombeiros registraram 207 afogamentos no Litoral do Paraná
Menino de 11 anos desaparece em cava na Região Metropolitana de Curitiba
Durante um banho da cachoeira, Maiqui começou a se afogar e, ao perceber o que estava acontecendo, Maiuly entrou na água para tentar salvar o irmão e também acabou se afogando.
“No local a guarnição foi informada que um casal de irmãos havia se afogado próximo à base da cachoeira existente na região, e já no início dos trabalhos de busca o corpo da jovem, já sem vida, foi localizado e resgatado”, explica o major Edson Oliveira Avila.
Apesar dos esforços iniciais e devido à falta de luminosidade pela chegada da noite, bem como das características de correnteza na área de mergulho, os trabalhos em busca do corpo do rapaz precisaram ser suspensos. “Entretanto, na manhã de domingo (17) foram enviadas ao local duas equipes, com sete bombeiros, vindas das guarnições dos municípios de Morretes e de Guaratuba, que iniciaram os trabalhos de mergulho com equipamentos apropriados e, por volta das 10h15 encontraram o corpo do jovem de 25 anos”, relata o major.
A área é de difícil acesso, com cerca de 40 minutos por trilhas na mata, e, por isso, foi solicitado apoio ao Batalhão Policial Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que fez a remoção do corpo do rapaz até um local acessível para veículos. As vítimas localizadas foram entregues ao Instituto Médico Legal (IML), que as encaminhou à Paranaguá.
“Nesta época, além das praias, é comum que as pessoas procurem locais como rios, cachoeiras, lagos e represas para momentos de lazer e diversão, mas é importante que tenham sempre em mente a percepção do risco que estes locais oferecem naturalmente, e, justamente por conta disso, adotem medidas de prevenção”, orienta o Corpo de Bombeiros.
Entre as medidas preventivas, o oficial bombeiro destaca: reconhecer o local (profundidade, correnteza, pedras, etc); não superestimar a própria capacidade física; não saltar de pedras; não ingerir bebidas alcoólicas; manter atenção constante nas crianças, entre outras. “Estas são medidas de segurança que podem evitar que o momento de lazer vire um momento de tristeza”.
Os irmãos eram moradores de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).