Um esquema milionário de fraude com notas fiscais foi desarticulado pela Polícia Civil de Cascavel, na manhã desta quarta-feira (02). Os policiais prenderam em flagrante os irmãos Ademir Alves dos Santos e Adecildo Alves dos Santos, que são contadores e possuem escritório na cidade.
A Operação Mercúrio durou cerca de oito meses e prendeu ainda Rafael Ferreira Ribeiro, que se passava por oficial de Justiça. Mandados de busca foram cumpridos em Cascavel, Toledo e Blumenau (SC).
De acordo com o delegado-chefe da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel, Julio Cezar dos Reis, os acusados utilizavam certificações digitais de empresas e emitiam notas fiscais; todavia sem o consentimento dos proprietários. Com isso, eles legalizavam mercadorias contrabandeadas. “A estimativa é de que tenham sido emitidas cerca de R$ 35 milhões em notas fiscais, causando prejuízo às empresas e ao erário Estadual e Federal”, completa o delegado.
Durante o cumprimento dos mandados judiciais, outros dois envolvidos no esquema fraudulento acabaram presos, um por posse ilegal de arma ao ser flagrado com uma escopeta calibre 12, e outro por crime contra a ordem tributária.