Ataques israelenses contra o hospital Nasser, em Gaza, nesta segunda-feira (25), mataram pelo menos 15 pessoas, incluindo quatro jornalistas, disseram autoridades de saúde palestinas. O cinegrafista Hussam al-Masri, contratado da Reuters, foi morto no primeiro ataque, de acordo com as autoridades. O fotógrafo Hatem Khaled, que também era contratado da Reuters, foi ferido em um segundo ataque ao hospital, segundo elas.

Local atacado por Israel em Deir Al-Balah, centro de Gaza
Local atacado por Israel em Deir Al-Balah, centro de Gaza (Foto: REUTERS/Ramadan Abed)

Testemunhas disseram que o segundo ataque ocorreu depois que equipes de resgate, jornalistas e outras pessoas correram para o local do ataque inicial.

“Estamos devastados ao saber da morte do contratado da Reuters Hussam al-Masri e dos ferimentos de outro de nossos contratados, Hatem Khaled, em ataques israelenses ao hospital Nasser em Gaza hoje”, disse porta-voz da Reuters em um comunicado.

“Estamos buscando urgentemente mais informações e pedimos às autoridades de Gaza e Israel que nos ajudem a obter assistência médica urgente para Hatem”, acrescentou porta-voz.

As Forças Armadas israelenses e o gabinete do primeiro-ministro não fizeram comentários imediatos sobre os ataques.

Morte de outros jornalistas

As autoridades de saúde de Gaza identificaram os três outros jornalistas como Mariam Abu Dagga, que, segundo a Associated Press, trabalhava como freelancer para a AP e outros veículos desde o início do conflito em Gaza, Mohammed Salama, que, segundo a Al Jazeera, sediada no Catar, trabalhava para a emissora, e Moaz Abu Taha. Um socorrista também estava entre os mortos, acrescentaram as autoridades de saúde.

O Sindicato dos Jornalistas Palestinos condenou Israel pelos ataques, dizendo que representavam “uma guerra aberta contra a mídia livre, com o objetivo de aterrorizar os jornalistas e impedi-los de cumprir seu dever profissional de expor crimes ao mundo”.

Mais de 240 jornalistas palestinos foram mortos por fogo israelense em Gaza desde o início da guerra em 7 de outubro de 2023, de acordo com o Sindicato dos Jornalistas Palestinos.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Eduardo Teixeira

Repórter

Eduardo Teixeira é formado em Jornalismo pela Uninter. Possui experiência em pautas de Segurança, como acidentes e crimes, além de virais da internet, trends das redes sociais e pautas de Cultura. Também atua como repórter de TV e rádio.

Eduardo Teixeira é formado em Jornalismo pela Uninter. Possui experiência em pautas de Segurança, como acidentes e crimes, além de virais da internet, trends das redes sociais e pautas de Cultura. Também atua como repórter de TV e rádio.