José Alfredo Lavariega Canseco, ex-candidato a prefeito suspeito de ser o chefe de uma quadrilha formada pelos nove estudantes esquartejados em San Jose Miahuatlan, na fronteira de Puebla e Oaxaca, no México, foi encontrado morto no último domingo (2). Ao lado do corpo foi deixado um bilhete escrito: “Isso é o que você ganha por ser um ladrão.”

homem sério e carro com bilhete
O rosto de Jocha já foi divulgado (Foto: reprodução / Daily Mail)

Conforme a imprensa local, os estudantes esquartejados estavam envolvidos em uma série de furtos sob a coordenação do ex-candidato a prefeito. A morte dele estaria relacionada com as acusações de roubo.

Conforme a investigação da polícia mexicana, o homem conhecido como “Jocha” foi candidato a prefeito de Santa María Huatulco, de onde era natural, pelo Partido Encontro Social.

Recentemente, ele atuava como militante do Partido Morena. Caso dos estudantes esquartejados: ex-político teria ‘recrutado’ os universitários Jocha teria levado os nove estudantes para a cidade com o objetivo deles realizarem atividades criminosas, em prol de uma organização criminosa conhecida como “Los Zacapoaxtlas”.

ex-candidato a prefeito, identificado como José Alfredo Lavariega Canseco
Jocha teria levado os nove estudantes para a cidade com o objetivo deles realizarem atividades criminosas (Foto: Reprodução/Facebook)

O principal crime seria roubo a correntistas, furtos comerciais e saques. No entanto, de acordo com jornais locais, a presença dos jovens sob as ordens de Jocha, incomodou uma gangue local, que ainda não foi identificada.

Um dia depois de os nove estudantes compostos por cinco mulheres e quatro homens serem localizados esquartejados na beira de uma rodovia, Jocha foi encontrado morto. Até o momento, ninguém foi preso.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.