O paranaense Jordy Vilsinski Beffa, de 27 anos, condenado na Tailândia por tentar entrar no país com 6,5 quilos de cocaína em uma mala, recebeu “perdão real” e teve diminuição na pena, que anteriormente era de mais de 7 anos. De acordo com o advogado que representa o jovem, a redução foi por conta do bom comportamento e, com a decisão, ele deve retornar ao Brasil daqui cerca de um ano e meio.

jordy beffa, preso por tráfico internacional de drogas
O paranaense, natural de Apucarana, foi preso aos 23 anos, ao desembarcar na Tailândia com drogas (Foto: Redes Sociais)

Beffa é natural de Apucarana, Norte do Paraná, e surpreendeu a família ao ser detido na Tailândia por tráfico internacional de drogas. Na época, os pais contaram que não sabiam da viagem, que ele saiu de casa levando apenas uma mala e que souberam da prisão através de amigos do filho. Além do paranaense, outras duas pessoas também foram detidas e condenadas pelo mesmo crime: Mary Hellen Coelho da Silva e Ricardo de Almeida da Rosa. Os dois foram condenados a nove anos de prisão.

“O apuracaranense Jordy Beffa recebeu um benefício, um perdão real, na ordem de dois anos e quatro meses, de diminuição na sua pena. Então, dos sete anos e meio iniciais, que ele foi condenado, ele vai ter que cumprir cinco anos e dois meses. Como já está há mais de dois anos preso, nós entendemos que com mais um ano, um ano e meio, ele pode estar de volta ao Brasil, diante do seu bom comportamento”, relatou o advogado Petronio Cardoso, que representa Beffa.

Jordy Beffa foi preso em 2022, quando estava com 23 anos e, agora, já tem 27 anos. O paranaense deve retornar ao Brasil somente quando estiver com cerca de 28 ou 29 anos. A informação sobre o perdão real e a diminuição da pena do paranaense foi confirmada ao advogado pela Embaixada do Brasil na Tailândia.

Antes de viajar sem o conhecimento da família, Beffa trabalhava com carteira assinada como operador de máquinas. Ele pediu demissão três dias antes de embarcar para a Tailândia. A droga que transportava, cerca de 6,5 quilos de cocaína, estava estimada em mais de R$ 3 milhões.

Veja o que diz o advogado de Jordy Beffa:

Advogado Cardoso fala sobre redução de pena (Vídeo: Reprodução/ Ric RECORD Londrina)

Prisão por tráfico internacional de drogas na Tailândia preocupou familiares

Após a prisão de Beffa, em fevereiro de 2022, os familiares só conseguiram falar com o rapaz através de ligação em maio de 2022. A defesa do jovem tentou trazer o julgamento para o Brasil, já que a legislação da Tailândia permite a pena de morte, mas o caso teve andamento no país estrangeiro.

A condenação foi de sete anos de prisão, dois anos a menos do que outras duas pessoas que foram detidas com o jovem. Com perdão real, ele deve ser liberado em menos de dois anos.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Daniela Borsuk

Editora-chefe

Daniela Borsuk é editora-chefe do portal RIC.com.br. Formada pela PUC-PR, tem pós-graduação em Jornalismo Digital e cursos voltados à gestão e liderança. Trabalha com jornalismo hard news desde 2016. Atualmente se dedica a matérias das editorias de Segurança, Política, Cultura, Serviços e cobertura de casos de repercussão.

Daniela Borsuk é editora-chefe do portal RIC.com.br. Formada pela PUC-PR, tem pós-graduação em Jornalismo Digital e cursos voltados à gestão e liderança. Trabalha com jornalismo hard news desde 2016. Atualmente se dedica a matérias das editorias de Segurança, Política, Cultura, Serviços e cobertura de casos de repercussão.