Um estudante de 24 anos foi preso e pode ser condenado a dez anos de prisão após comprar material radioativo online. De acordo com o jovem, ele queria construir sua própria tabela periódica em sua casa em Sidney, na Austrália.

jovem que comprou material radioativo
O jovem teria comprado o material radioativo online de uma loja dos EUA (Foto: Daily Telegraph/Justin Lloyd)

De acordo com a defesa do jovem, Emmanuel Lidden é entusiasta da ciência e estava trabalhando em montar sua própria tabela periódica em casa. Por isso, ele encomendou plutônio de uma loja online e pediu para que entregasse na casa que morava com seus pais.

Entretanto, a compra do material radioativo violou as leis de não proliferação nuclear da Austrália. Quando as autoridades tomaram conhecimento da compra de Emmanuel, um alerta foi emitido que mobilizou bombeiros, policiais e paramédicos até a residência do jovem.

Ao chegarem na casa de Emmanuel, as autoridades também confiscaram amostras de urânio e mercúrio, além do plutônio. De acordo com o estudante, os elementos faziam parte de sua coleção.

Defesa diz que jovem que comprou material radioativo é um “colecionador inocente”

Conforme John Sutton, advogado de Emmanuel, ao portal The Guardian, o jovem não tinha intenção de construir algum tipo de armamento com os elementos. Ele afirma que o jovem é um “colecionador inocente” e um “nerd da ciência”.

“Ele não importou ou possuiu esses itens com qualquer intenção sinistra”, relatou. “Esses foram crimes cometidos por pura ingenuidade”.

Além disso, o material radioativo teria sido devolvido a Emmanuel após ser apreendido pelos policiais. A princípio, o elemento foi devolvido por se tratar de uma quantidade muito pequena.

Entretanto, a promotoria discordou do argumento de que Emmanuel era inocente. De acordo com os promotores, rotular o jovem como um mero colecionador e entusiasta da ciência seria um erro.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.