Curitiba - O comandante do GOST, tenente-coronel Ícaro Gabriel Greinert, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, contou que Roberto Farias Tomaz, o jovem que estava desaparecido no Pico Paraná desde o réveiilon, andou mais de 20 quilômetros a procura de socorro. Tomaz foi encontrado com vida na localidade de Cacatu, em Antonina (Litoral do Paraná), nesta segunda-feira (5), após pedir ajuda em uma fazenda. “Ele está bem, chegou sozinho lá”, disse o coronel Gabriel.

Roberto Farias Tomaz foi achado na região de Cacatu, em Antonina, explicou o comandante do GOST, coronel Gabriel.
Roberto Farias Tomaz foi achado na região de Cacatu, em Antonina, explicou o comandante do GOST, coronel Gabriel. (Foto: Reprodução/Redes Sociais/Corpo de Bombeiros)

“A gente ainda não acessou ele. A ambulância de Antonina está indo lá buscá-lo para levar até o hospital, mas ele está bem, chegou sozinho em Cacatu”, disse o coronel Gabriel.

Foram cinco dias de buscas em trilhas, encostas e área de mata fechada desde a manhã do dia 1º. Mais de 100 voluntários e bombeiros atuaram na região em busca de Roberto Tomaz. “O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná agradece o trabalho de todos os voluntários que nos apoiaram nessa missão. Obrigado”, disse o comandante do GOST.

O coronel Gabriel afirmou que a equipe já estava expandindo a área de buscas após percorrer todas as trilhas conhecidas que dão acesso ao Pico Paraná. “Felizmente, ele conseguiu superar as adversidades, descer as encostas, e chegar lá”, disse. O jovem teria seguido o leito de um rio.

Roberto Tomaz será levado para o Hospital em Antonina, onde passará por exames e ficará sob observação neste primeiro momento.

Jovem ficou mais de 100 horas desaparecido no Pico Paraná

Roberto Farias Tomaz, de 19 anos, desapareceu no Parque Estadual Pico Paraná, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, na manhã do dia 1º de janeiro (quinta-feira), após passar o réveillon nas trilhas do local com uma amiga. O rapaz e Thayane Smith chegaram na montanha na noite de quarta-feira (31), dormiram em uma barraca e a última vez que Roberto foi visto foi durante a descida do cume, por volta das 7h de quinta (1º).

O Corpo de Bombeiros foi informado sobre o desaparecimento de Roberto na manhã de quinta-feira (1º), quando outro trilheiro acionou o resgate. As equipes realizaram buscas desde o momento do comunicado, com a utilização de drones, aeronaves, câmeras térmicas e o apoio de montanhistas voluntários. A família de Roberto foi informada do desaparecimento na tarde de quinta (1º) e acompanha os trabalhos direto da base do Pico Paraná.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Sérgio Luis de Deus

Editor

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE