Um jovem de 19 anos, Lucas da Silva Santo, está internado em estado grave após comer bolinhos de mandioca supostamente envenenados. O alimento foi enviado por uma tia paterna na última sexta-feira (11), em São Bernardo do Campo. A família estava jantando quando ele começou a passar mal, cerca de meia hora após ingerir o petisco.

Conforme informações do Metrópoles, o boletim de ocorrência revela que todos os familiares ingeriram o bolinho supostamente envenenado e, em seguida, jantaram um prato preparado pela mãe de Lucas. Após começar a passar mal, o jovem foi encaminhado à UPA Alves Dias com ajuda de um vizinho. Segundo o relatório, Lucas chegou ao local com sintomas de intoxicação, “possivelmente causada por chumbinho”.
A mãe do jovem estava presente na unidade de saúde e revelou que o menino teria comido bolinhos de mandioca que a tia mandou para a família, aproximadamente às 20h. A mulher também afirmou que não mantinham uma boa relação com a familiar e que mais nenhum membro passou mal.
Bolinho supostamente envenenado por “chumbinho”
A suspeita de envenenamento foi reforçada após Lucas precisar ser encaminhado ao Hospital de Urgências. Após exames, a equipe médica solicitou a presença da Guarda Municipal, “pois o paciente apresentava um quadro de intoxicação por agentes anticolinesterase, compatível com envenenamento por ‘chumbinho’”, conforme consta no boletim de ocorrência.
Apesar da hipótese, o hospital não possui recursos para realizar o exame que identifica a presença do veneno.
Tia nega bolinho supostamente envenenado
A suspeita, tia de Lucas, prestou esclarecimentos ao 3° Distrito Policial sobre a ocorrência. A mulher confessou ter preparado os bolinhos de mandioca e ter enviado cinco unidades à casa do irmão, pai de Lucas.
Já sobre o envenenamento, a mulher negou ter adicionado qualquer substância ao alimento e afirmou também ter ingerido os bolinhos com sua família. A suspeita também negou manter um relacionamento instável com o irmão, apontando apenas que estavam apenas distantes no momento.
Jovem “envenenado” segue internado em estado grave
Em nota ao Metrópoles, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, através da Secretaria de Saúde, afirmou que o jovem segue internado em leito de terapia intensiva, em estado grave, mas estável, com suporte ventilatório e vigilância neurológica.
Segundo a administração municipal, a vítima passou por uma hemodiálise e os exames que revelarão o que ocasionou o mal-estar do jovem ainda serão divulgados.
Investigação do caso continua
A equipe de investigação compareceu à casa da vítima e da tia dela. No local, foram coletadas amostras das massas e dos ingredientes dos bolinhos, ingeridos por Lucas.
As coletas passarão por perícia criminal. As autoridades solicitaram um exame toxicológico em Lucas ao Instituto Médico Legal (IML).
O episódio foi registrado como tentativa de homicídio e está sendo investigado pelo 3° Distrito Policial (São Bernardo do Campo).
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui