Uma jovem atleta mexicana de 24 anos morreu no último dia 2, após sofrer um mal súbito durante uma competição de crossfit em San Andrés Cholula, no México. Laura Nayeli Clemente era fisioterapeuta e representava uma academia no evento no Jogos Cholula 2025.

Laura Nayeli Clemente, jovem atleta que morreu em evento de Crossfit
Segundo relatos, uma espectadora prestou os primeiros socorros à vítima. (Foto: Reprodução/Redes Sociais )

Segundo a revista People, dos Estados Unidos, no dia em que a jovem atleta morreu na competição de crossfit, a cidade de San Andrés Cholula registrava uma onda de calor, com temperaturas que ultrapassavam os 36 graus.

Laura teria sofrido o mal súbito enquanto disputava uma prova chamada Team Pyramid Run, que consiste em um revezamento de corrida, com distâncias cada vez maiores aos participantes.

Segundo familiares e amigos de Laura, além do forte calor registrado em San Andrés Cholula a organização do Jogos Cholula 2025 também apresentou falhas e isso auxiliou na morte da jovem atleta.

“Sem médicos nem equipamentos. Encontramos uma maca bloqueada que eles não conseguiram acionar e um respirador desconectado”, disse uma amiga de Laura.

Ainda de acordo com essa amiga, quem prestou os primeiros socorros à jovem atleta durante o evento de crossfit foi uma espectadora, que por ser médica, desceu até o local de provas para atender Laura, que naquele momento, já estava inconsciente.

Laura foi levada então para um hospital de San Andrés Cholula, mas sofreu um derrame repentino e subsequente parada cardíaca. O irmão da jovem atleta, Kevin Clemente, chegou a criar uma campanha de crownfunding no site GoFundMe para custear as despesas médicas.

“Minha irmã é fisioterapeuta, apaixonada por curar e cuidar dos outros; uma mulher forte, atlética e amante da natureza que sempre esteve presente para os necessitados; hoje ela precisa de todos nós”, escreveu Kevin na postagem.

Mas horas depois da postagem, os organizadores dos Jogos de Cholula 2025 emitiram um comunicado oficial em que confirmaram a morte de Laura.

Segundo estudo da American Heart Association, o forte calor registrado em San Andrés Cholula pode causar um aumento de dez vezes no batimento cardíaco por minuto, impactando diretamente em um infarto.

Organizadores dos Jogos de Cholula negaram negligência

Laura Nayeli Clemente, jovem atleta que morreu em evento de Crossfit
Laura tinha 24 anos e era fisioterapeuta em Veracruz, no México. (Foto: Reprodução/Redes Sociais )

Segundo os organizadores do San Andrés Cholula, Laura assinou um termo de consentimento antes de participar do evento. O documento atestaria que a jovem atleta estava com boa saúde antes da competição de crossfit, bem como isentaria a empresa de qualquer responsabilidade médica.

Nas redes sociais, os organizadores do evento de crossfit ainda apontaram que os Jogos Cholula 2025 contou com “pessoal qualificado, ambulâncias e autorizações de proteção civil atualizadas” e que estão em contato com a família de Laura para prestar apoio.

Mas diversas pessoas criticaram os organizadores dos Jogos Cholula 2025 não prestaram qualquer homenagem a Laura após a morte da jovem atleta, bem como não paralisou as competições enquanto ela era atendida.

Jovem atleta já teria passado mal nesse evento de crossfit

Laura Nayeli Clemente, jovem atleta que morreu em evento de Crossfit
Prova em que a atleta teve o mal súbito consistia em uma corrida de longa distância. (Foto: Reprodução/Redes Sociais )

Com a repercussão após a morte de Laura, alguns usuários do Instagram encontraram uma postagem antiga da jovem atleta em que ela cita ter tido problemas de saúde nos Jogos Cholula de 2024.

“Tive que transformar a impotência em gratidão, porque estava levando uma vida muito agitada, negligenciando minha paz de espírito e minha saúde; havia sinais físicos e emocionais que eu não queria ver e deixei de lado porque queria conquistar o mundo em um dia”, disse Laura na postagem.

Após o incidente, Laura teria retomado a rotina de treinos em Veracruz, cidade em que residia no México, antes de ter sofrido o mal súbito que a vitimou durante o evento de crossfit deste ano.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.