O motociclista Igor do Carmo, de 19 anos, foi morto a tiros durante uma blitz de trânsito em Palotina, no oeste do Paraná. O rapaz foi atingido por um disparo de arma de fogo na sexta-feira (19), que teria sido feito por um policial militar. A Polícia Militar do Paraná abriu um inquérito para apurar as circunstâncias. 

Jovem foi morto por um tiro de um policiail durante uma blitz
Família de Igor contestou a versão dos políciais e pedem justiça (Foto: arquivo / Ric RECORD)

De acordo com a apuração da repórter Roberta Cunha, da Ric RECORD Oeste, o motociclista morto a tiros estava a caminho da casa da namorada quando foi abordado na esquina das ruas Pioneiros com Vinicius de Moraes. Uma câmera de segurança flagrou a ordem de parada dos policiais (assista ao vídeo abaixo). 

No vídeo é possível ver o momento em que os policiais abordam Igor. Um deles quase é atropelado pela moto do rapaz. Em seguida, a motocicleta parou imediatamente e o condutor caiu. O jovem chegou a ser socorrido. 

Vídeo mostra momento em que motociclista é morto em blitz da PM 

Família foi atrás de câmeras de segurança (Vídeo: reprodução / Ric RECORD)

Família acredita que policial não precisava ter atirado 

Em entrevista para o Balanço Geral Cascavel, o irmão de Igor fala que o rapaz pode ter se assustado no momento da blitz. Para a família, a polícia não precisava ter atirado e matado o motociclista. 

“Não tinha necessidade. Não era necessário atirar nele. Fomos atrás de imagens de câmera de segurança e vimos que ele não agiu de forma ofensiva, pelo contrário. Ele agiu de forma defensiva, tirando do primeiro policial para não atingi-lo. Ele foi surpreendido com os dois entrando na via, mas quando tirou do primeiro, o segundo policial já chegou atirando nele. Mas meu irmão já estava parando a moto”, revelou Luan do Carmo. 

O que diz a PM 

Em nota, a Polícia Militar disse que o motociclista não obedeceu a ordem de parada, oferecendo risco a equipe e terceiros. Portanto, o PM precisou atirar. Além disso, informou que um inquérito foi instaurado para apurar o caso. 

Contudo, os familiares do motociclista que morreu durante a blitz pedem que os policiais envolvidos sejam afastados de suas funções. 

“Eles alegaram que estavam fazendo uma blitz, mas estava totalmente descaracterizada. Quando viu os policiais entrando na via, se assustou e foi pego de surpresa. Antes dele conseguir parar a moto já estavam atirando nele. Buscamos o conforto para minha mãe, mas queremos o afastamento dos policiais e vamos entrar com uma ação contra ele”, finalizou o irmão. 

Morte de jovem motociclista durante a blitz da PM causa comoção 

A morte de Igor do Carmo comoveu moradores de Palotina. A própria prefeitura se manifestou prestando condolências à família do jovem, oferecendo apoio psicológico. Veja a nota na íntegra: 

Igor era filho do meio de três irmãos. Ele atuava como ajudante de cozinha a noite e durante o dia era entregador em uma loja de roupas. A empresária Vanessa Hotz Buttini, proprietária da loja, descreveu o jovem como um menino bom. 

“Menino bom, que era sempre muito carinhoso. Uma pessoa que você nem escutava a voz. Nunca tivemos problemas com relacionamento. É uma dor”, disse a empresária.

Prefeitura de Palotina presta condolências à família
Prefeitura de Palotina prestou condolências à família (Foto: reprodução / redes sociais)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.