A situação é tão precária, que é possível ver o esgoto escorrendo pelo chão (Foto: Reprodução/RICTV Curitiba)

Além da transferências dos presos, a Justiça determinou uma multa de R$ 1 mil por dia descumprido

*Com informações da repórter Daniela Calsavaro, da RICTV Londrina

A Justiça determinou que todos os presos da delegacia de Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná, sejam transferidos até sábado (29), por não ter estruturas para abrigá-los. A casa onde a delegacia está tem 50 anos e foi adaptada. Hoje, as celas que deveriam conter doze presos, possuem 50. 

Uma vistoria foi realizada em 2016, pelo setor de infraesrutura, e condenou o prédio, mas nada mudou e os serviços continuaram normalmente. Segundo o delegado da cidade, em abril do ano passado, a Justiça já tinha dado prazo para que a cadeia fosse desocupada, mas nada foi resolvido. 

No mês passado, 13 presos escaparam da delegacia e apenas um foi recuperado. Nos corredores, a precariedade do local pode ser oberservada, já que racharuas estão espalhadas pela parede e é possível ver o esgoto escorrendo pelo chão, rente às celas. A determinação judicial, expedida nesta semana, dá um prazo de 72h para que as autoridades competententes indiquem um local para a transferência, além de uma multa R$1 mil por dia de descumprimento. 

Como a situação se repete em diversas cadeias do Estado, a Associação dos Delegados do Paraná (ADEPOL) emitiu uma nota denunciando que o sistema prisional entrou em colápso e que atitudes devem ser tomadas urgentemente. O delegado espera uma posição do Estado para que uma atitude seja tomada.  

Leia mais:

Desmantelada quadrilha de traficantes liderada por preso no Paraná