Em um comunicado oficial o governo da Coreia do Sul negou que Kim Jong Un esteja em estado grave, entre a vida e a morte, nesta terça-feira (21). A informação foi apurada pela inteligência no país que acompanha de perto os acontecimentos na vizinha Coréia do Norte.
A declaração ocorreu depois que a rede de TV norte-americana CNN afirmou, na noite desta segunda-feira (20), que uma das fontes oficiais dos EUA, que acompanha Kim Jong Un, sugeriu que o político norte-coreano teria realizado uma cirurgia e estava em “estado crítico“.
Kim Jong Un teria problemas cardíacos
De acordo com jornal Daily NK, formado por dissidentes norte-coreanos, Kim Jong Un realizou um procedimento cirúrgico no coração no dia 12 de abril no hospital no Hospital Hyangsan. O local, desde então, estaria vigiado por 30 membros da guarda pessoal do líder supremo norte-coreano.
Os rumores foram reforçados pelo fato de Kim, pela primeira vez, não ter participado das comemorações que homenageiam seu avô Kim Il Sung, no dia 15 de abril. Por outro lado, observadores afirmam que governante do país não compareceu nas festividades por medo da pandemia do novo coronavírus.
Kim Jong Un tem aproximadamente 36 anos, sua data de nascimento não é confirmada, é fumante e obeso.