Londrina: MP pede demissão de oito policiais civis por esquema de jogos de azar
A promotoria do Ministério Público do Paraná (MP-PR) pediu à Justiça a demissão de oito policiais civis, denunciados por suposto envolvimento em esquema de jogos de azar em Londrina, no Norte do Paraná.
A primeira operação contra o grupo ocorreu em fevereiro de 2020. Na ação, sete policiais civis foram presos suspeitos de desviar parte de uma carga de produtos contrabandeados.
Conforme a denúncia do MP, no decorrer das investigações da Operação Imperium, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Londrina, foram angariadas provas que demonstram a “prática de crimes e atos de improbidade administrativa pelos policiais civis.
A promotoria indicou que oito policiais civis e outras cinco pessoas formaram uma organização criminosa para obter lucro, direta ou indiretamente, com esquemas de jogos ilegais.
Ainda de acordo com a denúncia, havia subgrupos dentro da organização criminosa que, além de enriquecer ilegalmente com os jogos de azar, passaram a cooptar agentes públicos integrantes das forças de segurança pública, por meio de corrupção, para que se omitissem no exercício de suas funções e permitissem os jogos ilegais. Os subgrupos ainda tentavam obter informações privilegiadas sobre operações policiais.