Lula quer desfilar de carro aberto no dia da posse mesmo com risco de atentado

Publicado em 27 dez 2022, às 10h58. Atualizado às 13h04.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer manter o carro aberto durante o tradicional desfile na Esplanada dos Ministérios no evento de posse do dia 1º de janeiro. No entanto, a equipe do petista quer redobrar a segurança e sugere que veículo seja blindado.

De acordo com o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, a decisão final será apenas no domingo, no dia da posse, por volta do meio-dia. Ele levará em conta questões de segurança e climáticas -de acordo com a previsão do tempo, há possibilidade de chuva no domingo na capital federal, onde as cerimônias da posse começam à tarde.

Ataques

Recentemente um homem foi preso, após uma bomba ter sido encontrada dentro do Aeroporto de Brasília perto de um caminhão de combustível. O plano seria prejudicar a distribuição de energia elétrica na capital.

A polícia rastreou o autor da bomba e prendeu ele. No local em que o suspeito estava foram encontradas outras cinco bombas, duas espingardas, um fuzil, dois revólveres, três pistolas e centenas de munições.

Trajeto de Lula na posse

Se Lula foi realizar o desfile de carro aberto, o trajeto deve começar na Catedral, seguir até o Congresso e, de lá, ir até o Palácio do Planalto.

O presidente eleito quer manter o perfil popular da festa e ficar próximo de seus eleitores.