A morte do menino britânico, de 12 anos, ao realizar um trend que viralizou no TikTok, gerou comoção. A mãe da criança, que teria inalado gás de desodorantes durante um desafio conhecido como “chroming”, lamentou o ocorrido. O caso foi investigado pelo Tribunal do Médico Legista de Manchester South, que concluiu que a morte ocorreu de forma acidental.

Menino loiro que morreu ao realizar trend do TikTok sorrindo de fone
“Como mãe, isso me magoa, disse a genitora após a morte da criança (Foto: arquivo pessoal / reprodução / Mirror)

De acordo com o inquérito em que o site Mirror teve acesso, Oliver Gorman inalou o gás de desodorantes dentro de casa, em Hyde, na Grande Manchester. O menino foi encontrado pela mãe pouco depois do incidente, no dia 5 de maio deste ano. Ele chegou a ser levado ao Hospital Geral de Tameside, mas não resistiu.

Cinco latas de aerossol foram encontradas no quarto do adolescente. O legista assistente Andrew Bridgman declarou que não havia indícios de que Oliver tivesse a intenção de tirar a própria vida.

“Não há evidências de que Oliver tenha inalado o aerossol deliberadamente com a intenção de tirar a própria vida. Parece-me que essa cromagem vem de desafios do TikTok”, afirmou.

Família alerta sobre perigos após morte de menino ao realizar trend viralizada no TikTok

Durante o inquérito, a mãe relatou que o filho sofria bullying verbal na escola, mas mantinha uma boa rede de amigos. Ela também destacou a influência das redes sociais no comportamento do menino.

“Não sei se Oliver fez isso para escapar. Como mãe, isso me magoa. Todo Natal, temos uma piada recorrente de que nunca temos tantos chocolates, desodorantes e kits de presente, disse.

Segundo a mãe, havia símbolos estranhos na conta do filho no TikTok, semelhantes aos utilizados na série Adolescência, da Netflix.

“Havia símbolos na conta do Oliver no TikTok. Eu nunca os tinha visto antes, então dei uma olhada no Google. Na série Adolescência, da Netflix, eles usaram esses símbolos. Oliver se sentiu mal e recorreu às redes sociais. Não acredito que ele tenha feito isso para tirar a própria vida. Acho que foi algo que deu terrivelmente errado”, complementou.

Familiares iniciam campanha

Após a morte do menino ao realizar a trend viralizada no TikTok, a família iniciou uma campanha chamada Conscientização de Oliver, para alertar outros pais sobre os riscos de práticas como o “chroming” e sobre o impacto das redes sociais.

Menino de 12 anos que morreu ao realizar trend do Tiktok vestido de Buzz Lightyear
A morte de Oliver Gorman gerou comoção na Inglaterra (Foto: arquivo pessoal / reprodução / Mirror)

“Se tem uma coisa que eu quero é garantir que os pais saibam o risco que essas coisas podem causar. Ele era um menino doce, um cara de família adorável”, disse Clare.

A mãe também comentou que pretende ampliar o movimento para aumentar a conscientização sobre o uso de solventes e o bullying entre jovens.

“Se conseguirmos conscientizar em um lugar, em dez lugares, em um milhão de lugares, todo adolescente ganha um Lynx. Não posso mais usar nada parecido. Fui cabeleireira por 26 anos, mas não consigo nem usar spray de cabelo”, afirmou.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jonathas Bertaze

Repórter

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.