A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com apoio da Polícia Militar (PMPR) e da Polícia Penal (PPPR), deflagrou uma megaoperação nesta quinta-feira (16) para cumprir 115 mandados judiciais. O objetivo da ação é desmantelar uma organização criminosa, apontada como responsável por comandar o tráfico de drogas na região Centro-oeste do estado.

Viaturas e policiais durante operação no Paraná
Megaoperação cumpre mais de 100 mandados judiciais no Paraná e no Rio Grande do Sul (Foto: PCPR)

A ação acontece de forma simultânea em cidades do Paraná e também no Rio Grande do Sul, veja os locais:

  • Laranjeiras do Sul
  • Cantagalo
  • Nova Laranjeiras
  • Porto Barreiro
  • Rio Bonito do Iguaçu
  • Laranjal
  • Cascavel
  • Guarapuava
  • São José dos Pinhais
  • Estância Velha, no Rio Grande do Sul

Com o apoio de helicópteros da PCPR e da PMPR, as forças de segurança cumprem 43 ordens de prisão e 72 de busca e apreensão. 

Megaoperação no Paraná

As investigações tiveram início em fevereiro deste ano, após um homicídio praticado em Laranjeiras do Sul por um integrante de grupo criminoso de atuação nacional. O crime teria sido motivado por disputas territoriais relacionadas ao controle de pontos de tráfico de drogas. Com o avanço das apurações, as equipes identificaram que o grupo havia estabelecido um monopólio na comercialização de entorpecentes, determinando quem poderia ou não realizar a venda.

“Tal domínio territorial e operacional imposto se desdobrou em uma série de outros delitos, como ameaças, extorsões, homicídios e coações, visando à manutenção do controle sobre o comércio ilícito de drogas”, explica o delegado da PCPR Denival Barboza Liandro.

As forças de segurança constataram que a organização apresentava estrutura hierarquizada, comunicação interna controlada e regras rígidas de conduta, características típicas de grupos voltados à prática criminosa. “Dessa forma, sua atuação na região se assemelha à de um cartel criminoso, uma vez que impõe exclusividade e restringe a concorrência na venda de drogas, controlando preços, áreas de atuação e punindo severamente qualquer tentativa de violação de suas ordens”, destaca o delegado.

Além do tráfico, o grupo também está envolvido em roubos cometidos na rodovia BR-277, em uma modalidade conhecida como “piratas do asfalto”. Indivíduos ligados à organização mantinham base operacional em Cascavel e realizavam subtrações de cargas lícitas e ilícitas, como drogas, cigarros e produtos de contrabando e descaminho.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.