A Operação Contenção, conduzida por forças de segurança na Penha e no Complexo do alemão, no Rio de Janeiro, registrou 121 mortes, sendo 117 civis e quatro policiais até esta quinta-feira (30). A megaoperação tinha como objetivo cumprir aproximadamente 100  mandados de prisão contra membros do Comando Vermelho (CV).

Imagem dos presos, mortos e dos fuzis apreendidos.
Balanço aponta 113 presos (Fotos: Fernando Frazão e Tomaz Silva/Agência Brasil e PMRJ)

O número total de mortes ainda não foi confirmado, no entanto, a operação já está sendo classificada pelo estado como “a maior do Rio de Janeiro”. Caso não haja duplicidade, o total pode chegar a 130 vítimas.

A megaoperação teve como meta cumprir os 100 mandados de prisão, sendo 30 deles de membros de facções de outros estados.

Um dos principais alvos era Edgar Alves Andrade, também conhecido como “Doca” ou “Urso”. O suspeito é apontado como um dos principais líderes do CV. Na megaoperação, Thiago do Nascimento Mendes, conhecido como “Belão” e apontado como operador financeiro da facção, foi preso.

Imagem da rua após a operação.
Urso segue foragido (Fotos: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Números da megaoperação no Rio de Janeiro

Confira os números atualizados na manhã desta quinta-feira (30), sobre a operação nos complexos da Penha e do Alemão:

  • 2.500 agentes da PMRJ e PCRJ nas ruas
  • 180 mandados de busca e apreensão
  • 100 mandados de prisão
  • 121 mortos – 117 civis e 4 policiais
  • 113 presos
  • 118 armas apreendidas – 91 fuzis, 26 pistolas e um revólver
  • 14 artefatos explosivos
  • Grande quantidade de droga
Imagem dos corpos expostos na praça.
A operação mobilizou mais de 2,5 mil agentes (Fotos: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Moradores se mobilizam para encontrar corpos após operação no Rio de Janeiro

Os moradores do Complexo da Penha e do Alemão se mobilizaram para encontrar os corpos das vítimas mortas durante a megaoperação. Aproximadamente 60 corpos foram encontrados em área de mata.

Após encontrarem os corpos, moradores colocaram os mortos reunidos na Praça São Lucas, no centro da comunidade. 

Respeitando pedidos feitos pelos familiares, os corpos ficaram expostos para que a imprensa registrasse, e depois, cobertos com lençóis.

*Com supervisão de Guilherme Fortunato
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.com.br. Clique aqui

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.