Um menino de apenas 7 anos de idade morreu, na última terça-feira (30), após ser picado por um escorpião. O incidente aconteceu na segunda-feira (29) em Uraí, na região Norte do Paraná.

escorpião
Mesmo recebendo seis ampolas de antídoto contra picada de escorpião, o menino não resistiu e morreu (Foto: Ilustração/Canva)

De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a criança foi inicialmente atendida pelos médicos do hospital Santa Casa de Uraí, que imediatamente acionou o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Londrina (CiaTox). Foi então que o garoto foi encaminhado para a Santa Casa de Cornélio Procópio, indicado pelo CiaTox.

Lá, a equipe médica tratou o caso com soroterapia e realizou a aplicação de 6 ampolas do soro antiescorpiônico (SAEsc). A aplicação terminou por volta das meia-noite de segunda-feira, mas, infelizmente, o menino que foi picado pelo escorpião não resistiu e morreu às 2h30 de terça.

Menino de 7 anos marca quarta morte por picada escorpião no PR em 2025

Ao todo, o estado do Paraná registrou 6.998 picadas de escorpião em 2025. Dessas, quatro pessoas morreram, sendo três crianças e um adolescente. Além do caso registrado recentemente em Uraí, as outras picadas fatais aconteceram em Jacarezinho e Cambará. Em todo o território nacional, foram registradas 200 mortes por picada de escorpião.

Segundo a Sesa, há um motivo para crianças e adolescentes estarem entre as principais vítimas fatais. Por conta das características corporais, menos massa corporal e o veneno do animal espalhar se rapidamente, as crianças têm potencial para evoluir para gravidade e óbito mais rapidamente do que adultos.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.