Mensagens sobre recadastramento de idosos para títulos eleitorais são falsas
A Justiça Eleitoral emitiu um comunicado para alertar idosos de Londrina, norte do Paraná, sobre mensagens falsas que estão sendo enviadas. A Central de Atendimento ao Eleitor informou que não está fazendo recadastramento para títulos eleitorais.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, “o conteúdo [da mensagem] informa que uma pessoa teria tirado uma certidão negativa no cartório eleitoral e que, no rodapé da página do documento, constava que a inscrição eleitoral do requerente havia sido cancelada”. Vários idosos, com idade igual ou superior a 70 anos, procuraram o Fórum Eleitoral para este suposto “recadastramento”
Entretanto, a Justiça reforça que os títulos não são cancelados por motivo de faixa etária.
Tendo em vista o grande número de Eleitores, sobretudo idosos, que estão procurando o Fórum Eleitoral de Londrina/PR por conta de uma notícia falsa (fake news) que está circulando, a Justiça Eleitoral, por meio da Central de Atendimento ao Eleitor de Londrina/PR, esclarece que os Eleitores com idade igual ou superior a 70 (setenta) anos não precisam comparecer ao Fórum Eleitoral para fazer qualquer “recadastramento” em razão da idade, pois os títulos eleitorais não serão cancelados por motivo de faixa etária.
O voto para eleitores deste público é facultativo.