
Cerca de 420 homens de quatro cidades do Paraná trabalharam na segurança dos jogos durante quase três meses
Nesta quarta-feira (21), a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld) realiza a formatura de encerramento da Força Tarefa Campos Gerais, a missão de apoio do Exército Brasileiro do Paraná nas Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016. A cerimônia militar acontece no 20° Batalhão de Infantaria Blindado, no bairro Bacacheri, em Curitiba.
A cerimônia de encerramento dos jogos paraolímpicos aconteceu no último domingo (18), no Rio de Janeiro, mas o contingente paranaense só retornou ao Estado nesta quarta-feira (21). Foram dois dias de viagem percorrendo quase mil quilômetros entre Curitiba e a capital carioca. O comboio da Força Tarefa transportou 114 toneladas entre materiais e viaturas.
Cerca de 420 militares das cidades de Curitiba, Castro, Ponta Grossa e Rio Negro, além de Porto União, em Santa Catarina, participaram da Força de Contingência na cidade do Rio de Janeiro, onde permaneceram durante quase três meses atuando no patrulhamento de vias públicas e na segurança de estruturas estratégicas durante as competições na Barra da Tijuca, onde ficavam o Parque Olímpico, o Rio Centro e o campo de golfe.
Felizmente os jogos olímpicos não tiveram nenhuma ameaça terrorista, e o trabalho realizado pelos militares consistiu na repressão e combate a roubos, furtos e desacato.
Para que os trabalhos fossem executados, a 5ª Bda C Bld transportou até o Rio de Janeiro quase 80 viaturas, entre carros de apoio e operacionais.
Participaram desta missão as seguintes unidades:
20º Batalhão de Infantaria Blindado (Curitiba), 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (Curitiba), 13º Batalhão de Infantaria Blindado (Ponta Grossa), 5º Regimento de Carros de Combate (Rio Negro), 3º Regimento de Carros de Combate (Ponta Grossa), 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada (Castro), 5º Batalhao de Engenharia de Combate Blindado (Porto União-SC), 5º Batalhão Logístico, 5ª Divisão de Exército, além da própria 5ª Bda C Bld.